A influência de Youtubers no processo de decisão dos espectadores: uma análise no segmento de beleza, games e ideologia

Bruna Seibert Mota, Maíra Bittencourt, Pablo Moreno Fernandes Viana

Resumo


Esse artigo propõe-se a analisar a influência que os chamados Youtubers exercem sobrea vida cotidiana e sobre as práticas de consumo de quem assiste seus conteúdos. O trabalho ancora-se na análise de três tipos de vídeos os “gurus” da beleza, gamers e audiovisuais com conteúdo ideológico, observando como se constroem os argumentos desses sujeitos da rede. O retorno por parte dos usuários foi verificado por meio de análise dos comentários deixados logo abaixo de cada vídeo. Dentre esses, foram criadas categorias para classificação dos conteúdos abordados pelos usuários, bem como o retorno obtido por parte do Youtuber.

Palavras-chave


Youtube; Internautas; Influência no processo de decisão; Vídeos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.30962/ec.v17i3.1013

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM




Conceito A2, Qualis Capes

E-ISSN 1808-2599

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia