A invenção de um país de empreendedores sociais: “Imagina na Copa” e seu projeto de Brasil

Vander Casaqui

Resumo


Este estudo trata do tema do empreendedorismo social, a partir de sua dimensão discursiva, através da análise do projeto “Imagina na Copa”, uma plataforma digital que dá visibilidade a iniciativas de empreendedores sociais brasileiros. O“projeto de comunidade” permite compreender a articulação do papel social (DAHRENDORF) do empreendedor social no país imaginado, no qual os jovens brasileiros são protagonistas e agentes da “transformação” - articulada entre a atitude positiva individual e o trabalho cooperativo. O quadro teórico trata dos significados do empreendedorismo social, de sua relação com o espírito do capitalismo, de seu caráter de discurso social (ANGENOT); as análises do corpus são realizadas a partir da proposta teórico-metodológica da análise do discurso.

Palavras-chave


Empreendedorismo social. Comunicação e discurso. Sociabilidade. Consumo. Comunidade.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.30962/ec.v18i1.1104

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM




Conceito A2, Qualis Capes

E-ISSN 1808-2599

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia