Telejornalismo “participativo”: pressão das audiências ou fragilidade das instituições

Autores

  • Alfredo Eurico Vizeu Pereira Junior
  • Kellyanne Carvalho Alves

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.1326

Palavras-chave:

Telejornalismo, Audiência ativa, Fragilidades das instituições.

Resumo

A televisão no Brasil ganha mais força a partir da década de 70. A televisão evoluiu com os anos até chegar nos dias de hoje, quando a audiência tem um papel de destaque. O trabalho propõe discutir a participação da audiência ativa nos telejornais a partir de duas linhas de investigação: a agenda da pressão social e a fragilidade das instituições. Tem-se como exemplo de experiências participativas, no telejornal, o quadro “Calendário”, que surge no NETV da Globo Nordeste e se espalha para outras afiliadas da Rede Globo de Televisão pelo país. Busca-se apontar pistas para compreender melhor a relação da audiência ativa com o telejornalismo, que é eleito por ela como um mediador social frente aos problemas da comunidade.

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Publicado

28-08-2017

Como Citar

Pereira Junior, A. E. V., & Alves, K. C. (2017). Telejornalismo “participativo”: pressão das audiências ou fragilidade das instituições. E-Compós, 20(2). https://doi.org/10.30962/ec.1326

Edição

Seção

Jornalismo