Interesse público ou entretenimento: que tipo de informação o leitor procura na internet?

Autores

  • Camilla Quesada Tavares
  • Michele Goulart Massuchin

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.1338

Palavras-chave:

Portais de notícias. Interesse público. Entretenimento.

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre as preferências dos leitores de dois portais informativos brasileiros – G1 e UOL – feita a partir das notícias mais acessadas. O objetivo é verificar se há tendência de segmentação entre os portais, propondo uma análise comparativa dos anos de 2012, 2013 e 2014. Ao todo, foram coletadas 2.637 notícias pertencentes às seções “mais lidas do dia”. A metodologia utilizada é quantitativa de análise de conteúdo e os resultados indicam que há segmentação entre os portais– enquanto o G1 é mais buscado para consumo de notícias de interesse público, o UOL é acessado para entretenimento. Por outro lado, apesar de a segmentação se manter nos três anos pesquisados, o interesse por notícias que envolvem questões políticas cresceu entre 2012 e 2014.

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Publicado

24-12-2017

Como Citar

Quesada Tavares, C., & Goulart Massuchin, M. (2017). Interesse público ou entretenimento: que tipo de informação o leitor procura na internet?. E-Compós, 20(3). https://doi.org/10.30962/ec.1338

Edição

Seção

Jornalismo