O Folclore na mídia de massa: Globo Rural e aspectos folclóricos do homem do campo

Autores

  • Elizabeth Moraes Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.45

Palavras-chave:

Comunicação, Linguagem, Discurso, Rural, Folkcomunicação

Resumo

O presente artigo apresenta resultados de pesquisa realizada sobre a imagem do homem do campo, construída pelo programa televisivo Globo Rural, da Rede Globo de televisão. Trata-se de parte da pesquisa intitulada “O Rural na Televisão: Uma análise do discurso rural construído pelo programa televisivo Globo Rural", do projeto mais amplo denominado Linguagens e discursos Especializados na Comunicação. Verificou-se que a tradição brasileira - representada pelos universos do caipira e do sertanejo - e a modernidade tecnológica e científica aplicada ao campo se mesclam na composição de um programa televisivo que atende ao mesmo tempo o público rural e o urbano, criando a representação simbólica desta "moderna" cultura do campo. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, em que a leitura dos dados levantados como corpus para a pesquisa, foi subsidiada por elementos da análise crítica do discurso. Refletimos sobre o papel da Rede Globo, como mídia massiva, de caráter comercial, cumprindo, de certa forma, a tarefa de revitalizar aspectos folclóricos, entendidos como traços arraigados, segundo a emissora, à cultura e à imagem do homem campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Gonçalves, E. M. (2005). O Folclore na mídia de massa: Globo Rural e aspectos folclóricos do homem do campo. E-Compós, 3. https://doi.org/10.30962/ec.45

Edição

Seção

Artigos Originais