A música na era de suas tecnologias de reprodução

Simone Pereira de Sá

Resumo


O trabalho tem por objetivo compreender as reconfigurações musicais da cibercultura dentro de uma história cultural das tecnologias ligadas à reprodutibilidade sonora na modernidade, a fim de evitar uma aproximação determinística e linear do problema. Na primeira parte, o texto aborda o circuito de produção-circulação-consumo de música massiva a partir de três eixos: 1) das tecnologias eletro-magnéticas e de gravação; 2) das tecnologias aplicadas ao desenvolvimento de instrumentos musicais; 3) dos artefatos de audição e armazenamento da música. A seguir, na segunda parte, são encaminhadas algumas questões sobre o cenário presente, propondo-se abordagens do fenômeno musical na cibercultura que levem em conta as apropriações culturais e as mediações de nova ordem.

Palavras-chave


Música massiva; Tecnologias sonoras; Cibercultura

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.30962/ec.v6i0.92

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM




Conceito A2, Qualis Capes

E-ISSN 1808-2599

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia