Representações do outro: estudo com imagens em livros didáticos

Autores

  • Luciana Coutinho Souza
  • Maria Ogécia Drigo

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.1308

Palavras-chave:

Comunicação, Educação, Alteridade, Representação visual, Livros didáticos

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa empreendida sob os auspícios da FAPESP, cujo contexto vem da interseção entre Comunicação e Educação. Considerando o fato de o livro didático estar entre os meios responsáveis por propagar mensagens que envolvam a alteridade, com foco em representações visuais, interessava-nos compreender o tratamento dado ao outro e, em que medida, se tal tratamento favorece a construção de ambientes que propiciam a coexistência das diferenças, ou o contrário. De modo geral, os muitos outros que se apresentaram no material didático selecionado – Livros Didáticos, para as séries finais do Ensino Fundamental das disciplinas escolares –, posicionaram-se com as nuances de proximidade que a classificação do modo de estar com o outro propiciam. A solidariedade é, enfim, a modalidade que prepondera.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

23-05-2018

Como Citar

Souza, L. C., & Drigo, M. O. (2018). Representações do outro: estudo com imagens em livros didáticos. E-Compós, 21(2). https://doi.org/10.30962/ec.1308

Edição

Seção

Artigos Originais