Ritmos e correspondências: a representação visual da música nos filmes de Rose Lowder

Autores

  • Nina Cruz
  • Luíza Beatriz Alvim

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.1461

Palavras-chave:

cinema experimental, música, flicker

Resumo

Neste artigo, exploramos as relações entre o cinema experimental, especialmente o chamado cinema de flicker, e a música. Fazemos um breve histórico de diversas experiências que buscam criar uma representação visual da música até chegarmos ao cinema de vanguarda e ao cinema experimental. Então, analisamos mais detidamente o trabalho de Rose Lowder, cineasta que desde a década de 70 produz filmes em 16mm e usa a técnica do flicker. Seu trabalho, que também inclui notações gráficas para as filmagens, pode ser associado ao fenômeno musical em diversos aspectos.

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Publicado

11-07-2018

Como Citar

Cruz, N., & Alvim, L. B. (2018). Ritmos e correspondências: a representação visual da música nos filmes de Rose Lowder. E-Compós, 22(1). https://doi.org/10.30962/ec.1461

Edição

Seção

Artigos Originais