https://e-compos.org.br/e-compos/issue/feedE-Compós2024-10-18T16:57:53-03:00Comissão Editorial E-Compósrevistaecompos@compos.org.brOpen Journal Systems<p><strong>E-Compós</strong> é a publicação científica em formato eletrônico com periodicidade regular da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (<a href="https://www.compos.org.br" target="_blank" rel="noopener">Compós</a>). Lançada em 2004, recebe e publica artigos em fluxo contínuo, e tem como principal missão difundir a produção acadêmica brasileira e internacional da área de comunicação.</p>https://e-compos.org.br/e-compos/article/view/2962A coletividade negra contra o trauma colonial2024-04-19T15:41:34-03:00Renata Nascimento da Silva renascsilva1@gmail.com<p>O artigo apresenta uma reflexão teórica sobre a relevância das corporeidades negras nos ambientes educacionais para mover as barreiras impostas pela colonialidade do saber. A perpetuação dessa dinâmica sobre esses corpos impacta diretamente no acesso e na sua permanência nas universidades. Diante disso, eles adotam estratégias baseadas no saber quilombola para contornar o sistema meritocrático e curar o trauma colonial. Assim, o trabalho põe em discussão que mesmo com ações afirmativas e o aumento da presença dos corpos racializados ainda se faz necessário superar alguns padrões eurocêntricos que estão interligados ao racismo e dificultam a participação completa desses corpos no espaço acadêmico.</p>2024-10-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Renata Nascimento da Silva https://e-compos.org.br/e-compos/article/view/3012Qual o lugar das jornalistas negras no Maranhão?2024-02-21T11:24:43-03:00Leila Lima de Sousasousa.leila@ufma.brThaisa Cristina Buenothaisabu@gmail.comNayara Nascimento de Sousanayara.nascimento@discente.ufma.br<p>Este artigo analisa assimetrias de gênero e raça no mercado do jornalismo do Maranhão. A pesquisa está ancorada em duas técnicas de coleta dos dados: questionários com perguntas abertas e fechadas; e entrevistas com jornalistas dos dois maiores municípios maranhenses, a capital São Luís e Imperatriz. O levantamento alcançou 22 profissionais, sendo que nove participaram das entrevistas que buscaram entender sobre como as profissionais percebem o mercado de trabalho local. Os resultados apontam para a juvenilização e a precarização do trabalho. A raça, acionada ao gênero, situa as jornalistas negras em posições de menor prestígio e com carreiras menos longevas no jornalismo.</p>2024-10-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Leila Lima de Sousa, Thaisa Cristina Bueno, Nayara Nascimento de Sousahttps://e-compos.org.br/e-compos/article/view/2945Derivação narrativa na ficção seriada televisiva2024-07-09T09:47:07-03:00Benjamim Picadojbpicado@hotmail.comJoão Senna Teixeirasennateixeira@gmail.comPriscila Mana Vazpriscilamana@gmail.com<p>Examinaremos aqui obras de <em>spin-off</em>, especialmente sob as lógicas textuais de derivação narrativa de obras-matrizes. Em uma perspectiva poética e narratológica, enfatizamos as operações intertextuais, assim como a pragmática que articula as relações entre estruturas textuais e horizontes de leitura dessas obras. Valorizamos na análise desses produtos a dialética entre “vagueza” e “coerência”: na primeira, identificamos aquilo que as obras-matrizes ocultam como potencial de intriga; na segunda, identificamos a ancoragem das obras derivadas às obras-matrizes. Analisamos o funcionamento dessas estratégias de derivação textual na primeira temporada de <em>Once Upon a Time</em>.</p>2024-10-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Benjamim Picado, João Senna Teixeira, Priscila Mana Vazhttps://e-compos.org.br/e-compos/article/view/2824Consumo de ultra fast fashion e a obsolescência programada das microtendências estimulada pelas lógicas algorítmicas2024-04-11T10:25:33-03:00Alessandra Barros Marassialebarros8@gmail.comEneus Trindadeeneustrindade@usp.br<p>O artigo analisa o fenômeno da loja SHEIN no consumo <em>ultra</em> <em>fast fashion</em> a partir do efeito de obsolescência programada das microtendências fomentada pela lógica algorítmica presente no ambiente digital. Buscamos compreender como essas lógicas operam nas práticas de consumo de moda rápida em face da comunicação midiatizada do processo de compra e de uso das quais a empresa chinesa se beneficia. As interações dos consumidores nas redes sociais sustentam a modulação do comportamento de consumo como fonte das estratégias de obsolescência das microtendências. Ao final, apresentamos uma cartografia das ações adotadas na operação da loja, que nos leva a refletir sobre o fomento ao consumo.</p>2024-06-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Alessandra Barros Marassi, Eneus Trindadehttps://e-compos.org.br/e-compos/article/view/2965Práticas comunicativas ameríndias2024-01-16T08:36:21-03:00Tiago Quirogatiagoquiroga109@gmail.comTatiana Castro Motatatica.mota@gmail.com<p>Desde a colonialidade como condição histórica do poder, cujas atuais marcas parecem situar os conflitos políticos no terreno da cultura e das práticas midiáticas, o artigo problematiza os modos pelos quais os povos ameríndios vêm construindo circuitos de mídia capazes de engendrar práticas políticas diversas e insurgentes. Por meio da análise do programa de rádio <em>A Hora do Xibé</em>, procura-se pensar em que medida os usos dos meios de comunicação por parte dos povos do baixo Tapajós, na Amazônia brasileira, têm se constituído alternativa seja na garantia de direitos, que já deveriam estar assegurados, seja na luta simbólica por seu reconhecimento como povos originários do Brasil.</p>2024-10-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Tiago Quiroga, Tatiana Castro Motahttps://e-compos.org.br/e-compos/article/view/2977Google Notícias Destaques e empresas jornalísticas2023-10-31T19:57:23-03:00Paula Paespaulasouzapaes@gmail.com<p>Desde 2020, jornais brasileiros aderiram ao Google Showcase<em>, </em>um novo serviço que remunera mensalmente empresas jornalísticas parceiras. Este artigo tem por objetivo realizar uma análise das relações entre Alphabet-Google e os meios noticiosos, buscando compreender como a plataforma se posiciona discursivamente em relação ao campo jornalístico. Para isso, resgata aspectos históricos do <em>Google Notícias</em>, faz um levantamento das declarações públicas do Google e dos parceiros do Showcase, e uma análise argumentativa do discurso (Amossy, 2020). Os resultados evidenciam que, sob o véu da inovação, o serviço tenta escamotear a assimetria de poder existente entre plataformas e meios jornalísticos.</p>2024-10-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Paula Paeshttps://e-compos.org.br/e-compos/article/view/2890Estratégias comunicativas e redes migratórias transnacionais em uma perspectiva bourdieusiana2024-03-21T11:51:53-03:00Camila Escuderocamilaescudero@uol.com.brMohammed ElHajjimohahajji@gmail.com<p>O trabalho tem como foco desvelar as camadas simbólicas, intersubjetivas e comunicativas das relações entre migrante, comunidade diaspórica e sociedades de origem e destino a partir das redes sociais migratórias transnacionais virtuais. Como recurso teórico-metodológico, baseamo-nos nos conceitos de espaço social e <em>habitus</em>, de Bourdieu, em uma pesquisa bibliográfica. Entre os resultados, destacamos o conceito de <em>webdiáspora</em> como espaço dinâmico que dá visibilidade, no contexto migratório transnacional, ao estado da rede em determinado ponto do espaço-tempo e as relações materiais e simbólicas dos membros através de interações e práticas comunicacionais comunitárias virtualizadas.</p>2024-05-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Camila Escudero, Mohammed ElHajjihttps://e-compos.org.br/e-compos/article/view/2942O jornalismo em sua dimensão relacional2023-12-03T14:20:28-03:00Ana Cláudia Peresanaclaudia.peres@gmail.comFernando Resendefernandoaresende1501@gmail.comReges Schwaabreges.ts@gmail.com<p style="margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt; text-align: justify; text-justify: inter-ideograph;"><span lang="PT-BR" style="color: black;">Este artigo reflete sobre o jornalismo enquanto prática histórico-cultural, cuja compreensão deve considerar questões geopolíticas e culturais que tanto o atravessam como são por ele atravessadas. Esse movimento permite indagar acerca dos valores que movem o jornalismo contemporâneo. Nossa hipótese é a de que há, hoje, modos de fazer jornalismo que nos ajudam a ressignificá-lo à luz de um paradigma relacional. Ao analisar um conjunto de narrativas que acionam múltiplos protagonistas e territorialidades, propomos considerar narrativa e pauta como instâncias especulativas; instrumentos que, usados a favor da complexidade dos fatos, tornam possível o jornalismo que buscamos reconhecer.</span></p>2024-10-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Ana Cláudia Peres, Fernando Resende, Reges Schwaabhttps://e-compos.org.br/e-compos/article/view/2774Visibilidades tecidas pelo Desacontecimento2024-03-18T14:29:09-03:00Tayane Abibtayaneaabib@gmail.comDimas Antônio Kunschdimas.kunsch@gmail.com<p>Propõe-se identificar as visibilidades tecidas pelo Desacontecimento nos jornais <em>O Estado de S. Paulo</em> e <em>Folha de S.Paulo</em> entre 2015 e 2020. Considerando o Desacontecimento como estratégia narrativa de fatos não marcados orientada à cotidianidade, investiga-se as problemáticas socioculturais evidenciadas por sua cobertura em termos de identidade, migrações, ambiente, periferia, pobreza, direitos humanos e desemprego. Destaca-se seu potencial de abordagem em questões e desafios do ser – negro, mulher, velho, vulnerável, em situação de rua – e no contexto de uma urgência de se tratar a crise humanitária como pano de fundo transversal aos relatos sobre refugiados e imigrantes.</p>2024-05-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Tayane Abib, Dimas Antônio Kunschhttps://e-compos.org.br/e-compos/article/view/3009Blade (1998) e novas tendências2024-07-09T14:08:15-03:00Yuri Garciayurigpk@hotmail.com<p>O presente artigo busca promover uma análise de <em>Blade</em> (1998). A produção reconfigura o imaginário clássico da figura do vampiro de vilão para super-herói, ao mesmo tempo em que se torna ponto de partida para a tendência de transposições fílmicas de histórias em quadrinhos na atualidade. Essa dupla função servirá, sobretudo, para demonstrar a relevância do filme no cenário hollywoodiano contemporâneo. Nesse sentido, percebemos que a obra também dialoga com um importante debate sobre questões raciais e possibilita abordar esse viés e demonstrar uma desconstrução de um imaginário hegemônico de homem branco (como vampiro e como super-herói) para um protagonista na pele de um homem negro.</p>2024-07-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Yuri Garciahttps://e-compos.org.br/e-compos/article/view/2663Dos imaginários colonizados às sensibilidades descolonizadas2022-10-04T10:51:45-03:00Antonio Carlos Fausto da Silva Júniorantoniofaustojr@gmail.comCarlos Alberto de Carvalhocarloscarvalho0209@gmail.com<p>O artigo analisa imagens que divulgam festas <em>barebacking sex</em> nas quais emergem imaginários racistas que animalizam a sexualidade de homens negros. A partir de perspectivas das colonialidades verificamos lógicas de atração e repulsa de homens negros por homens brancos, a exemplo da recepção do “leite” (sêmen) em trocas sexuais, emulando relações escravagistas do Brasil colônia. Imaginários racistas promovem a segregação simbólica e espacial de pessoas negras, confinando-as em estereótipos e reservando-lhes senzalas e favelas, de onde saem para satisfazer o desejo sexual da branquitude. Da perspectiva decolonial, argumentamos a favor de sensibilidades descolonizadas e antirracistas.</p>2024-10-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Antonio Fausto, Carlos Alberto de Carvalhohttps://e-compos.org.br/e-compos/article/view/2925Feminismos de mercado nas estratégias publicitárias da marca Amaro2024-06-05T15:57:37-03:00Francine Althemanfranaltheman@gmail.comLetícia Alves Linsletslins@gmail.com<p>O artigo reflete sobre as contribuições e os limites da instituição Publicidade como fomentadora das pautas feministas contemporâneas, com o objetivo de compreender os fluxos comunicativos de marcas que se propõem interseccionais. Para isso, faz-se uso dos conceitos Feminismo de Mercado e Roleta Interseccional para análise das estratégias marcárias da Amaro. A Roleta é utilizada como metodologia para a compreensão de quais intersecções a comunicação da marca dá conta de fazer ver e quais ainda ficam a desejar. Mesmo a publicidade sendo uma ferramenta a serviço do capital, entende-se que ela é capaz de rompimentos que permitem a visibilidade de corpos dissidentes e suas potências políticas.</p>2024-10-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Francine Altheman, Letícia Alves Linshttps://e-compos.org.br/e-compos/article/view/2947A narrativa screenlife2023-10-31T01:55:06-03:00Alex Damascenoalexfdamasceno@gmail.com<p>O artigo faz uma análise narratológica do cinema screenlife com o aporte da teoria de Gérard Genette (1988; 2017). Defino o screenlife como uma forma audiovisual caracterizada pela ambientação de narrativas em telas de computador. Problematizo como os mais populares filmes desse formato constroem suas figuras de tempo e focalização. Sete filmes ficcionais são analisados: <em>The Collingswood Story</em> (2002), <em>Unfriended</em> (2014), <em>Sickhouse</em> (2016), <em>Unfriended: Dark Web</em> (2018), <em>Searching</em> (2018), <em>Host</em> (2020) e <em>Profile</em> (2021). Como resultado, descrevo as regularidades e singularidades desses filmes, numa compreensão da narrativa do screenlife em sua multiplicidade formal.</p>2024-10-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Alex Damascenohttps://e-compos.org.br/e-compos/article/view/2905Cadências do samba em chanchadas musicais da década de 19502023-12-14T13:09:54-03:00Guilherme Maiamaia.audiovisual@gmail.com<p>Este artigo é o resultado de um estudo sobre o estatuto do samba nas comédias musicais brasileiras da década de 1950. A partir de um <em>corpus</em> de 14 obras e 230 números musicais, o texto examina a presença do samba sob uma perspectiva quantitativa em relação a outros gêneros, analisa aspectos sonoros e visuais dos números musicais e faz perguntas sobre a ausência, no Brasil, de uma tradição de musicais sambeiros de alguma forma análoga às <em>películas tangueras</em> argentinas. O percurso analítico se alimenta do diálogo com investigações sobre a natureza dos musicais cinematográficos, as chanchadas, o samba e o cinema musical latino-americano.</p>2024-06-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Guilherme Maiahttps://e-compos.org.br/e-compos/article/view/2927O evangelho segundo as plataformas digitais2023-11-18T10:54:12-03:00Luiz Cláudio Latgélclatge@gmail.comMarco Schneiderart68schneider@gmail.com<p>O objeto deste estudo são os Termos de Uso do Twitter. Seu objetivo é desvelar os dogmas criados pelas <em>big tech</em> na defesa de liberdade acima de regulamentação social e de responsabilidade civil. Metodologicamente, é uma pesquisa qualitativa. Articula pesquisa bibliográfica e análise documental. Dialoga com autores contemporâneos dedicados à crítica da economia política da comunicação. Como estudo de caso, analisa documentos que apresentam o modo de operar do Twitter<em>.</em> Trabalha com a hipótese de que a empresa impõe o seu modelo de negócios, de venda de dados e propaganda programática, acima de qualquer direito além do contrato de uso. O evangelho segundo o Twitter<em>.</em></p>2024-10-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Luiz Cláudio Latgé, Marco Schneiderhttps://e-compos.org.br/e-compos/article/view/3019Semioses afetivas da música ambiente em playlists do YouTube2024-04-04T08:59:16-03:00Marcelo Bergamin Contermarcelo.conter@ufrgs.br<p>O presente artigo pretende, a partir de uma pesquisa exploratória inicial, edificar um arcabouço teórico para a investigação de <em>playlists</em> de música ambiente publicadas no YouTube. É desenvolvido o conceito de semioses afetivas do timbre, agenciamentos sonoros que produzem signos políticos, culturais, tecnológicos e de linguagem a partir das afecções entre ouvintes e sonoridades. A natureza transdisciplinar de nosso arranjo teórico nos provoca a recorrer a metodologias alternativas, provenientes da musicologia, da etnomusicologia e da acústica, para que se avance na investigação de hábitos de escuta de música ambiente em estudos de caso futuros.</p>2024-07-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Marcelo Bergamin Conterhttps://e-compos.org.br/e-compos/article/view/2986Entre moralidade e proibição2023-12-10T08:24:12-03:00Mariana Ramalho Procópiomariana.procopio@ufv.brMauricio João Vieira Filhomauriciovieiraf@gmail.com<p>Desde 2011, o programa <em>Escola do Amor</em> se estrutura com conselhos e dicas para ensinar o “amor inteligente”. Neste artigo, objetiva-se perceber que pedagogia sobre as relações sexuais é projetada pela <em>Escola do Amor </em>e submetida como ideal a ser seguido. Parte-se pela audiovisualidade e pela análise discursiva ancorada pelos imaginários sociodiscursivos a partir de uma <em>playlist</em> sobre sexo. Nota-se discursos injuntivos em uma assimetria entre apresentadores, chamados como “professores” e “alunos”, que visam uma eficácia sexual. Junto aos imperativos, têm-se discursos preconceituosos contra sexualidades não-heteronormativas e bases morais que guiam o “ideal” familiar, sexual e conjugal.</p>2024-10-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Mariana Ramalho Procópio, Mauricio João Vieira Filhohttps://e-compos.org.br/e-compos/article/view/2926Gamificação compulsória2023-11-21T13:26:34-03:00Ivan Mussaivanmussa@gmail.com<p>A indústria de games passa por uma migração do modelo de produto para o de serviço, o que redefine formas de produção e consumo típicas de seu ecossistema midiático. Essa metaformofose depende do emprego de táticas persuasivas que se inscrevem nas interfaces gráficas. Para abordar esse processo, este trabalho seleciona como objeto as microtransações e elementos de jogos de azar na plataforma <em>Roblox</em>, no intuito de investigar sua atuação no modelo de jogo-serviço. Demonstramos, com um método que mescla mapeamento da interface e aplicação de tipologia de jogos de azar, que o modelo em questão depende de táticas que tornam compulsórios parâmetros de jogos de azar e da gamificação.</p>2024-10-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Ivan Mussahttps://e-compos.org.br/e-compos/article/view/2959Mulheres no jornalismo esportivo2023-12-10T08:24:49-03:00Renata Barreto Maltarenatamaltarm@gmail.comÉrika Alfaro de Araújo erika.araujo@unesp.brAianne Amadoaianne_amado@hotmail.com<p>O artigo busca analisar postagens no Twitter motivadas pelo pioneirismo da narradora Renata Silveira e da comentarista Ana Thaís Matos em transmissões da Copa de 2022 na Globo. Um método quanti-qualitativo de análise de redes semânticas foi utilizado na coleta do conteúdo, permitindo a investigação de termos relacionados com mais frequência nos discursos do <em>corpus</em>. Como resultado, identificamos o marcador de gênero como central de modo descritivo, analítico e político. As discussões dos resultados abordaram: a divisão sexual do trabalho no jornalismo, a referência masculina no esporte, a polarização de ideias promotora de debates e a aparência física das jornalistas como argumento machista.</p>2024-10-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Renata Barreto Malta, Érika Alfaro de Araújo , Aianne Amadohttps://e-compos.org.br/e-compos/article/view/2747A estreia feminina na narração de futebol na TV Globo2023-05-21T11:57:42-03:00Raphaela Ferroraphaelaferro@gmail.comValci Zuculotovalzuculoto@hotmail.comCárlida Emerim carlidaemerim@gmail.com<p>A transmissão de jogos de futebol pela Rede Globo de Televisão teve uma mulher na narração em canal aberto pela primeira vez em 2022. A função ainda hoje é exercida majoritariamente por homens. Com o objetivo de identificar a repercussão dessa estreia feminina em dois momentos – a semifinal da Supercopa do Brasil Feminina e a cobertura de jogo entre Ceilândia e Botafogo pela Copa do Brasil Masculina –, desenvolveu-se pesquisa qualitativa a partir de uma análise semiótica discursiva dos comentários de usuários do Twitter. Identificou-se a permanência de uma estrutura de preconceito de gênero no âmbito do futebol e a demarcação desse espaço ainda estabelecido como de poder masculino.</p>2024-07-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Raphaela Xavier de Oliveira Ferro, Valci Regina Mousquer Zuculoto, Cárlida Emerimhttps://e-compos.org.br/e-compos/article/view/2876Regulamentação das plataformas digitais2023-12-03T14:36:37-03:00Edson Fernando D’Almonteedsondalmonte@gmail.comAlanna Oliveira Santosnanaaos@hotmail.com<p>O artigo situa a discussão do Projeto de Lei n° 2.630 (PL das <em>Fake News</em>). Aborda os debates acerca da regulação de plataformas na perspectiva dos direitos humanos, tomando por parâmetro as dicotomias entre aspectos locais, ou nacionais, em contraste com pretensões globais, ou transnacionais. Discute a validade estratégica do “bloqueio geográfico” como solução, fazendo o debate oscilar entre a manutenção da liberdade de expressão ou sua limitação por meio da remoção ou proibição plena de conteúdos. Debate a eficácia de leis para moderar a atividade das plataformas, como a remuneração da atividade jornalística, que tem levado as plataformas a bloquearem produções jornalísticas em seus ambientes.</p>2024-06-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Edson Fernando D’Almonte, Alanna Oliveira Santoshttps://e-compos.org.br/e-compos/article/view/2994Panorama do combate à desinformação através da regulação no Brasil2024-04-30T16:00:26-03:00Marcelo Träselmarcelo.trasel@ufrgs.br<p>A partir do resgate de leis, propostas legislativas – em especial o PL nº 2630/2020 – e documentos produzidos por organizações da sociedade civil, este artigo apresenta a situação atual e as perspectivas para o combate à desinformação a partir de mecanismos jurídicos e suas possíveis implicações para as liberdades de expressão e de imprensa. Observa-se a ausência de efeitos significativos das normas vigentes e o baixo risco de violações de direitos nas propostas em discussão, fatores que apresentam potencial para promover avanços na regulação de plataformas digitais.</p>2024-10-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Marcelo Träselhttps://e-compos.org.br/e-compos/article/view/2846Alfabetização Midiática-Visual2023-10-19T22:47:04-03:00Alissom Brumalissombrum@feevale.brSaraí Patrícia Schmidtsaraischmidt@feevale.br<p>No território escolar, é fulcral a oferta de mediações pedagógicas críticas que problematizem as lições que os/as estudantes negociam com a mídia. Este trabalho objetiva categorizar e analisar um mapeamento sobre o cenário da Alfabetização Midiática-Visual em nove escolas públicas de um município no Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu via questionário respondido por 110 docentes. Utilizamos o método de análise de conteúdo e analisamos, neste artigo, duas das quatro categorias que emergiram. Os sujeitos de pesquisa compreendem a Alfabetização Midiática-Visual como elemento pertinente à pedagogia escolar e acreditam que o trabalho docente frequentemente é pautado por tais mídias.</p>2024-02-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Alissom Brum, Saraí Patrícia Schmidthttps://e-compos.org.br/e-compos/article/view/2680“Dar fé” à catástrofe cotidiana2023-02-22T10:21:34-03:00Bruno Souza Lealbrunosleal@gmail.comDaniel Macêdodaniel.3macedo@gmail.com<p>Neste artigo, discutimos o caráter cotidiano e relacional da catástrofe, o que faz com que o termo extrapole sua associação com acontecimentos pontuais. Para isso, tomamos como referência uma realidade social particular que, sendo singular e delimitada geograficamente – um lixão em Iguatu (CE) –, encontra semelhanças e adversidades com diversas outras existentes em diferentes cidades brasileiras e mesmo em distintos países. Com ela, observamos que as catástrofes são circunscritas às territorialidades e aos modos de ver e de se relacionar como lugar, de modo que ela se faz em situações sociais específicas, com as quais é possível conviver cotidianamente.</p>2024-10-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Bruno Souza Leal, Daniel Macêdo