https://e-compos.org.br/e-compos/issue/feedE-Compós2025-01-29T19:59:22-03:00Comissão Editorial E-Compósrevistaecompos@compos.org.brOpen Journal Systems<p><strong>E-Compós</strong> é a publicação científica em formato eletrônico com periodicidade regular da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (<a href="https://www.compos.org.br" target="_blank" rel="noopener">Compós</a>). Lançada em 2004, recebe e publica artigos em fluxo contínuo, e tem como principal missão difundir a produção acadêmica brasileira e internacional da área de comunicação.</p>https://e-compos.org.br/e-compos/article/view/3021Modelos de financiamento da desinformação2024-03-04T10:18:50-03:00Marcelo Alves dos Santos Juniormarcelo_alves@puc-rio.brBruno Washington Nicholsbrunonichols@outlook.com<p>Este artigo tem o objetivo de analisar quais são os modelos de financiamento de<em> sites</em> desinformativos do Brasil. Para isso, desenvolve um arcabouço teórico e analítico com base em estudos de economia política da comunicação, jornalismo e desinformação. Criamos um livro de código com cinco dimensões e aplicamos em uma amostra de 55 <em>websites</em>. Os resultados indicam a dependência de infraestruturas de publicidade programática, sobretudo o Google AdSense. Ao final, debatemos os achados com a literatura especializada e apontamos caminhos para estudos futuros.</p>2025-02-14T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Marcelo Alves dos Santos Junior, Bruno Washington Nicholshttps://e-compos.org.br/e-compos/article/view/3029O futebol em revistas brasileiras de Comunicação de 1980 a 20232024-09-18T11:24:50-03:00Felipe Tavares Paes Lopeslopesftp@gmail.com<p>Neste artigo, analiso como o futebol foi tratado em artigos publicados em revistas brasileiras de Comunicação de 1980 a 2023. No total, pesquisei 18 periódicos e 112 artigos, buscando conhecer os contextos de produção desses artigos e as características de seus autores, assim como seus temas, abordagens e fontes de informação. Entre outras coisas, os resultados indicam que a produção selecionada se concentra no Sudeste, foi produzida em meados da década de 2010, é assinada, em sua maioria, por homens e adota a análise do discurso como método. Também mostram que temas como “identidade nacional” e “cobertura jornalística de megaeventos esportivos” têm recebido mais atenção da área.</p>2025-02-14T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Felipe Tavares Paes Lopeshttps://e-compos.org.br/e-compos/article/view/2770Comunicação: campo privilegiado para o estudo das emoções2023-07-17T10:41:19-03:00Dôuglas Aparecido Ferreiradouglasferreira9@ufmg.brPaula Guimarães Simõespaulaguimaraessimoes@yahoo.com.br<p>Este artigo apresenta uma reflexão teórica em torno de diferentes perspectivas conceituais sobre as emoções e de recentes estudos da Comunicação que se debruçam sobre o assunto. Esse estado da arte foi organizado a partir de quatro dimensões essenciais na compreensão das emoções: as sensações fisiológicas, a cultura, a linguagem e a subjetividade. A partir disso, devido à complexidade da relação entre essas dimensões, argumenta-se que os estudos da Comunicação podem ser fundamentais para a investigação sobre as emoções, visto que os processos comunicacionais são indispensáveis para que elas adquiram existência na vida social e afetem a realidade dos sujeitos.</p>2025-01-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Dôuglas Aparecido Ferreira, Paula Guimarães Simõeshttps://e-compos.org.br/e-compos/article/view/2996Demarcar telas e reflorestarmentes2024-08-12T11:35:18-03:00Daniel Oliveira de Fariasdanoliveiradefarias@gmail.comItania Maria Mota Gomesitaniagomes@gmail.com<p class="CorpoA" style="text-align: justify; text-justify: inter-ideograph;"><span class="Hyperlink4"><span lang="PT">As relações entre território e vida, centrais em ativismos indígenas, são compreendidas através de fluxos audiovisuais em rede. Cartografamos, enquanto prática analítica de articulação, formas comunicativas de confronto político que constituem lutas indígenas em fluxos audiovisuais em rede nas mobilizações Levante Pela Terra, Luta Pela Vida e Marcha Nacional das Mulheres Indígenas. Destacamos as proposições de demarcar telas e reflorestarmentes como formas comunicativas em ativismos indígenas que articulam afetos em valores, significados, territorialidades e agendas políticas em experimentações e possibilidades de transformação de configurações hegemônicas da comunicação e do território.</span></span></p>2025-01-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Daniel Oliveira de Farias, Itania Maria Mota Gomeshttps://e-compos.org.br/e-compos/article/view/2714Estudos sobre mídia, esporte e gênero no Brasil2023-11-21T02:49:35-03:00Ana Carolina Vimieiroacvimieiro@gmail.comFlaviane Rodrigues Eugênioflavianerodrigues.e@gmail.comOlívia Luiza Pilar de Souza oliviapilarsouza@gmail.com<p>Este artigo analisa narrativas da mídia sobre o futebol de mulheres observadas na literatura de referência da área a partir de um mapeamento que fizemos como etapa final de uma metapesquisa sobre gênero e esporte no Brasil. Nesse mapeamento, destrinchamos nove narrativas, incluindo as representações que articulam o futebol feminino ao exótico e peculiar (primeiras décadas do século 20) e a da mulher moderna, forte e ativa (1990-atual). Também propomos um conjunto de oito linhas de investigação a partir de lacunas temáticas, teóricas e empíricas que identificamos ao longo do estudo, conduzido como parte de um projeto amplo de pesquisa sobre mídia, esporte e mulheres.</p>2025-01-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Ana Carolina Vimieiro, Flaviane Rodrigues Eugênio, Olívia Luiza Pilar de Souza