E-Compós https://e-compos.org.br/e-compos <p><strong>E-Compós</strong> é a publicação científica em formato eletrônico com periodicidade regular da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (<a href="https://www.compos.org.br" target="_blank" rel="noopener">Compós</a>). Lançada em 2004, recebe e publica artigos em fluxo contínuo, e tem como principal missão difundir a produção acadêmica brasileira e internacional da área de comunicação.</p> pt-BR <p>A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.</p> <p><strong>Autoria</strong></p> <p>Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Ao submeter um artigo para publicação na Revista E-Compós, o autor concorda com os seguintes termos: 1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento. 2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista. 3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original. 4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.</p> <p><strong>Conflitos de interesse e ética de pesquisa</strong></p> <p>Caso a pesquisa desenvolvida ou a publicação do artigo possam gerar dúvidas quanto a potenciais conflitos de interesse, o autor deve declarar, em nota final, que não foram omitidas quaisquer ligações a órgãos de financiamento, bem como a instituições comerciais ou políticas. Do mesmo modo, deve-se mencionar a instituição à qual o autor eventualmente esteja vinculado, ou que tenha colaborado na execução do estudo, evidenciando não haver quaisquer conflitos de interesse com o resultado ora apresentado. É também necessário informar que as entrevistas e experimentações envolvendo seres humanos obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica. Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.</p> revistaecompos@compos.org.br (Comissão Editorial E-Compós) revistaecompos@compos.org.br (Suporte Técnico E-Compós) Wed, 29 Jan 2025 19:59:22 -0300 OJS 3.3.0.15 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Modelos de financiamento da desinformação https://e-compos.org.br/e-compos/article/view/3021 <p>Este artigo tem o objetivo de analisar quais são os modelos de financiamento de<em> sites</em> desinformativos do Brasil. Para isso, desenvolve um arcabouço teórico e analítico com base em estudos de economia política da comunicação, jornalismo e desinformação. Criamos um livro de código com cinco dimensões e aplicamos em uma amostra de 55 <em>websites</em>. Os resultados indicam a dependência de infraestruturas de publicidade programática, sobretudo o Google AdSense. Ao final, debatemos os achados com a literatura especializada e apontamos caminhos para estudos futuros.</p> Marcelo Alves dos Santos Junior, Bruno Washington Nichols Copyright (c) 2025 Marcelo Alves dos Santos Junior, Bruno Washington Nichols https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0 https://e-compos.org.br/e-compos/article/view/3021 Fri, 14 Feb 2025 00:00:00 -0300 O futebol em revistas brasileiras de Comunicação de 1980 a 2023 https://e-compos.org.br/e-compos/article/view/3029 <p>Neste artigo, analiso como o futebol foi tratado em artigos publicados em revistas brasileiras de Comunicação de 1980 a 2023. No total, pesquisei 18 periódicos e 112 artigos, buscando conhecer os contextos de produção desses artigos e as características de seus autores, assim como seus temas, abordagens e fontes de informação. Entre outras coisas, os resultados indicam que a produção selecionada se concentra no Sudeste, foi produzida em meados da década de 2010, é assinada, em sua maioria, por homens e adota a análise do discurso como método. Também mostram que temas como “identidade nacional” e “cobertura jornalística de megaeventos esportivos” têm recebido mais atenção da área.</p> Felipe Tavares Paes Lopes Copyright (c) 2025 Felipe Tavares Paes Lopes https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0 https://e-compos.org.br/e-compos/article/view/3029 Fri, 14 Feb 2025 00:00:00 -0300 Comunicação: campo privilegiado para o estudo das emoções https://e-compos.org.br/e-compos/article/view/2770 <p>Este artigo apresenta uma reflexão teórica em torno de diferentes perspectivas conceituais sobre as emoções e de recentes estudos da Comunicação que se debruçam sobre o assunto. Esse estado da arte foi organizado a partir de quatro dimensões essenciais na compreensão das emoções: as sensações fisiológicas, a cultura, a linguagem e a subjetividade. A partir disso, devido à complexidade da relação entre essas dimensões, argumenta-se que os estudos da Comunicação podem ser fundamentais para a investigação sobre as emoções, visto que os processos comunicacionais são indispensáveis para que elas adquiram existência na vida social e afetem a realidade dos sujeitos.</p> Dôuglas Aparecido Ferreira, Paula Guimarães Simões Copyright (c) 2025 Dôuglas Aparecido Ferreira, Paula Guimarães Simões https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0 https://e-compos.org.br/e-compos/article/view/2770 Wed, 29 Jan 2025 00:00:00 -0300 Demarcar telas e reflorestarmentes https://e-compos.org.br/e-compos/article/view/2996 <p class="CorpoA" style="text-align: justify; text-justify: inter-ideograph;"><span class="Hyperlink4"><span lang="PT">As relações entre território e vida, centrais em ativismos indígenas, são compreendidas através de fluxos audiovisuais em rede. Cartografamos, enquanto prática analítica de articulação, formas comunicativas de confronto político que constituem lutas indígenas em fluxos audiovisuais em rede nas mobilizações Levante Pela Terra, Luta Pela Vida e Marcha Nacional das Mulheres Indígenas. Destacamos as proposições de demarcar telas e reflorestarmentes como formas comunicativas em ativismos indígenas que articulam afetos em valores, significados, territorialidades e agendas políticas em experimentações e possibilidades de transformação de configurações hegemônicas da comunicação e do território.</span></span></p> Daniel Oliveira de Farias, Itania Maria Mota Gomes Copyright (c) 2025 Daniel Oliveira de Farias, Itania Maria Mota Gomes https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0 https://e-compos.org.br/e-compos/article/view/2996 Wed, 29 Jan 2025 00:00:00 -0300 Estudos sobre mídia, esporte e gênero no Brasil https://e-compos.org.br/e-compos/article/view/2714 <p>Este artigo analisa narrativas da mídia sobre o futebol de mulheres observadas na literatura de referência da área a partir de um mapeamento que fizemos como etapa final de uma metapesquisa sobre gênero e esporte no Brasil. Nesse mapeamento, destrinchamos nove narrativas, incluindo as representações que articulam o futebol feminino ao exótico e peculiar (primeiras décadas do século 20) e a da mulher moderna, forte e ativa (1990-atual). Também propomos um conjunto de oito linhas de investigação a partir de lacunas temáticas, teóricas e empíricas que identificamos ao longo do estudo, conduzido como parte de um projeto amplo de pesquisa sobre mídia, esporte e mulheres.</p> Ana Carolina Vimieiro, Flaviane Rodrigues Eugênio, Olívia Luiza Pilar de Souza Copyright (c) 2025 Ana Carolina Vimieiro, Flaviane Rodrigues Eugênio, Olívia Luiza Pilar de Souza https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0 https://e-compos.org.br/e-compos/article/view/2714 Fri, 31 Jan 2025 00:00:00 -0300