A história cultural da imprensa de Marialva Barbosa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30962/ecomps.3078

Palavras-chave:

Historiografia da imprensa, Jornalismo brasileiro, Crítica historiográfica

Resumo

Renovadora da historiografia brasileira do jornalismo, Marialva Barbosa destacou-se ao propor uma história cultural da imprensa, convertida com o tempo em história da comunicação. Ao levar em conta o que está em jogo com isso, o artigo relata e examina, a partir de perspectiva sistemática e crítica, a coerência do conjunto da obra. É chamada a atenção para a desconexão entre a formulação metodológica, a concepção de jornalismo e os resultados da análise. Conclui-se que sua proposição, apesar de pretender contribuir para a promoção de uma ciência da comunicação, termina empenhada na escrita de uma história fenomenológica e ensaística, fragilizada enquanto pesquisa documental.

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Biografia do Autor

Otávio Daros, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutor com dupla titulação, pela Nottingham Trent University e pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), onde é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social e editor assistente da Revista Famecos. Nas universidades alemãs de Berlim e Bremen, atuou como pesquisador convidado pelas cátedras de História da Comunicação. É autor do livro História e conhecimento do jornalismo no Brasil (Insular, 2024), publicado em língua inglesa pela Routledge de Nova York.

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Publicado

17-02-2025

Como Citar

Daros, O. (2025). A história cultural da imprensa de Marialva Barbosa. E-Compós. https://doi.org/10.30962/ecomps.3078

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