Sobre a Revista

FOCO E ESCOPO
www.e-compos.org.br | E-ISSN 1808-2599
CAMPUS DARCY RIBEIRO ICC NORTE SUBSOLO - ASA NORTE
Brasília/DF, Brasil
CEP: 70910-000
 

A revista E-Compós é uma publicação científica, vinculada à Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós). Seu formato é eletrônico, com periodicidade regular em modalidade de publicação contínua. Tem como principal missão difundir a produção acadêmica original e inédita em periódicos científicos de pesquisadoras e pesquisadores da área de Comunicação, inseridos em instituições do Brasil e do exterior. São aceitas submissões em português, espanhol ou inglês.  

São objetivos da E-Compós:

  1. Abordar as questões conceituais e metodológicas, bem como os desenvolvimentos da pesquisa, aplicada ou teórica, na área de Comunicação;
  2. Difundir a produção científica de pesquisadoras e pesquisadores de diferentes regiões do país e do exterior, da Comunicação e áreas afins, que versem sobre Comunicação; 
  3. Propiciar um espaço para o debate teórico acerca de campos da Comunicação, bem como sua inter-relação com áreas afins.

A natureza e o funcionamento da E-Compós estão detalhadamente explicitados no Regulamento da Revista, discutido e aprovado pelo Conselho da Compós.

PERIODICIDADE

Desde 2019, a E-Compós adotou a modalidade de publicação contínua a fim de buscar agilidade no processo editorial. A publicação contínua consiste na disponibilização dos artigos em uma edição única anual, tão logo estejam aprovados, revisados e diagramados, sem a necessidade de esperar a composição completa da edição final. “A modalidade de publicação contínua promove rapidez no processo de comunicação e disponibilização das pesquisas com inúmeras vantagens para os usuários de informação científica: pesquisadores, estudantes, leitores, editores e agências de financiamento.” (SciELO,2018).

A edição anual terá no mínimo 30 e no máximo 40 artigos, conforme critérios de avaliação vigentes nos principais indexadores científicos nacionais e internacionais para os periódicos científicos da área da Comunicação. O número máximo poderá ser ampliado conforme alterações nos critérios de avaliação e/ou outros considerados substantivos para a difusão de conhecimento da área.

A fim de ampliar a agilidade no processo de divulgação do conhecimento científico, a E-Compós adota, ainda, o modelo de Ahead of Print, também conhecido como Online First Publication ou Publicação Avançada de Artigos. O Ahead of Print (AoP) é uma modalidade que permite a publicação individual de artigos que já foram aprovados e estão em fase de editoração, e que futuramente irão compor uma edição a ser publicada. Os manuscritos são publicados em Ahead of Print assim que a última versão do artigo for aprovada por pareceristas e revisada pelos autores e autoras, porém antes da revisão gramatical e ortográfica. Os manuscritos publicados em AoP receberão um DOI provisório, que será atualizado na sua publicação final. Após o processo de editoração, os artigos aprovados serão publicados na próxima edição disponível, seguindo o modelo de Publicação Contínua, descrito acima.

A revista publica até quatro artigos por ano de uma mesma instituição e, no máximo, dois artigos por ano de um mesmo Programa de Pós-Graduação, seja na função de autor/autora, coautor/coautora.

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

A E-Compós oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 ARQUIVAMENTO

A E-Compós utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes, e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

INDEXADORES

A E-Compós está indexada em:

PORTAIS DE PERIÓDICOS

A E-Compós está presente no Portal da Capes >> www.periodicos.capes.gov.br

ÉTICA E INTEGRIDADE CIENTIFICA

A E-Compós é um periódico que preza pela ética na pesquisa e pela integridade científica. Além de atender a critérios editoriais e de oferecer contribuições para os estudos da Comunicação, os artigos publicados na revista também observam regras e cuidados éticos, alinhados às principais preocupações da comunidade científica global.

A E-Compós conta com uma seção específica que orienta sobre cuidados éticos a serem observados antes da submissão de originais. Autoras e autores devem ler com atenção as políticas reunidas em Ética na Pesquisa: Cuidados Éticos, Código de Conduta, Direitos Autorais, Privacidade e Conflito de Interesses.

POLÍTICA CONTRA PLÁGIO

Todos os artigos submetidos à E-Compós serão avaliados para identificação de plágio usando as ferramentas de detecção Similarity Check/ CrossCheck, respeitando as devidas proporções, devendo ser checado através da Comissão Editorial, se necessário.

A E-Compós rejeitará imediatamente documentos que tenham identificação de plágio ou ao autoplágio através do processo acima descrito.

TAXAS DE PUBLICAÇÃO

A E-Compós não cobra taxas de autoras ou autores para realizar avaliação, edição e publicação de seus textos. Portanto, não cobra taxa de submissão e nem publicação e não possui qualquer tipo de embargo para acesso ao conteúdo do periódico. 

FINANCIAMENTO DA REVISTA

A E-Compós é uma publicação totalmente custeada pela Compós, a partir do pagamento de anuidades cobradas dos programas de pós-graduação associados. Fazem parte dos custos de edição da revista as despesas com softwares de detecção de plágio e similares, contratação de serviços especializados de editoração, revisão e assistência editorial, entre outros. Membros da Comissão Editorial, membros do Conselho Editorial, avaliadoras e avaliadores prestam serviços não remunerados à revista.

CIÊNCIA ABERTA

Reconhecendo a importância da Ciência Aberta para a circulação do conhecimento, aceitamos artigos depositados em repositórios de Preprint e estimulamos a disponibilização de dados abertos em plataformas voltadas para este fim. Recomendamos o uso dos repositórios SciELO Preprints, MediArxiv, SociArxiv como repositórios de Preprint, além de repositórios da Open Science Framework e Figshare para compartilhamento de dados abertos, quando possível.

A E-Compós é signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA).

LINKS RELACIONADOS

Ciência Aberta
Preprint
Declaração de São Francisco (DORA)
Committee on Publication Ethics (COPE)
Declaração de Conflito de Interesses 

Guia para publicação contínua de artigos em periódicos indexados no SciELO. 2018. Disponível em: http://www.scielo.org/local/Image/guiarpass.pdf

INDICADORES E TRANSPARÊNCIA

Indice h (quadriênio 2014-2018): 9

2023
Total de artigos recebidos: 263
Índice de rejeição: 87% (n=203)
Tempo Médio de Avaliação: 118 dias

2022
Total de artigos recebidos: 87
Índice de rejeição: 85% (n=76)
Tempo Médio de Avaliação: 162 dias

2021
Total de artigos recebidos: 169
Índice de rejeição: 85% (n=144)
Tempo Médio de Avaliação: 170 dias

2020
Total de artigos recebidos: 279
Índice de rejeição: 86% (n=240)
Tempo Médio de Avaliação: 88 dias

2019
Total de artigos recebidos: 188
Índice de rejeição: 76% (n=143)
Tempo Médio de Avaliação: 119 dias

2018
Total de artigos recebidos: 145
Índice de rejeição: 65.52% (n=95)
Tempo Médio de Avaliação: 225 dias

2017
Total de artigos recebidos: 98
Índice de rejeição: 54,08% (n=53)
Tempo Médio de Avaliação: 246 dias

2016
Total de artigos recebidos: 83
Índice de rejeição: 44,58% (n=37)
Tempo Médio de Avaliação: 212 dias