Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O texto é original e inédito, e não está sendo avaliado por outra revista;
  • Não há similaridade (autoplágio) com qualquer outro texto tornado público (anais e/ou dissertações e teses), lembrando que o máximo permitido é de 50%;
  • O arquivo de texto submetido está em formato Microsoft Word (.docx) e não ultrapassa 2MB, conforme as diretrizes indicadas no Template;
  • Os dados de identificação foram totalmente apagados do documento;
  • O arquivo está em conformidade com as diretrizes indicadas no modelo padrão da revista (Template);
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autoras e Autores e Formação do Arquivo (verificar, e usar o Template);
  • O texto possui título, resumo e palavras-chave em português, inglês e espanhol;
  • As imagens estão em formato JPG com resolução de 150 dpi e disponíveis em documento suplementar no sistema, mesmo se incorporadas ao texto;
  • As referências citadas estão completas e são apenas aquelas expressamente usadas no texto;
  • No artigo, não há referências ou informações que permitam a avaliadoras/avaliadores inferirem indiretamente a autoria do trabalho;
  • A identificação de autoras e autores e suas filiações institucionais completas estão preenchidas em espaços próprios do sistema e não constam no corpo do texto;
  • As informações de metadados, incluindo ORCIDs, estão completas para serem acessadas apenas pela Comissão Editorial;
  • Autoras ou autores não tiveram artigo aceito para publicação ou publicado na E-Compós nos últimos dois anos;
  • O artigo submetido está de acordo com as recomendações das seções Cuidados Éticos, Código de Conduta, Direitos Autorais, Privacidade e Conflito de Interesses.
  • Não esquecer de preencher o template de metadados e inserir no sistema junto com o arquivo do artigo.

Diretrizes para Autores

A E-Compós aceita artigos inéditos e originais, em língua portuguesa, inglesa e espanhola, sobre comunicação e áreas afins, de pesquisadoras e pesquisadores de instituições de ensino superior. Autoras e autores devem ter título de doutorado. Doutorandas, doutorandos, mestrandas e mestrandos podem submeter artigos somente em co-autoria com doutoras e doutores.

A E-Compós aceita textos depositados em repositórios preprint e textos publicados em anais de evento desde que tenham, no mínimo, 50% de novas contribuições. Na fase de Desk Review, todos os textos são submetidos a softwares de avaliação de similaridade, incluindo textos originados de dissertações e/ou teses. Valores de similaridade igual ou acima de 50% serão recusados nesta fase de avaliação. Traduções não são consideradas obras inéditas e serão avaliadas pela Comissão Editorial.

Novas revisões podem ser solicitadas pela Comissão Editorial, com base nas avaliações por pares, e durante o processo de editoração do artigo aprovado. Os textos são recebidos em fluxo contínuo e podem ser publicados em até dois anos após a submissão, sendo que autoras e autores comunicados, após a aprovação final do texto, do período de publicação. Após a publicação de um artigo, assinantes do artigo, independente da ordem de coautoria, não poderão submeter novamente para a revista antes do intervalo de dois anos contados a partir da última publicação. 

Como parte do processo de envio de originais, autoras e autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir (Checklist). As submissões que não estiverem em conformidade com as normas serão devolvidas aos autores na fase de Desk Review. Caso o texto seja ajustado, poderá submetê-lo mais uma vez. Se novamente for constatado que não está adequado às normas, o artigo será recusado em definitivo, não podendo mais ser submetido à revista. Para submissão, os artigos deverão ser formatados de acordo com o template específico, disponível aqui, e os metadados devem estar todos preenchidos no template de metadados, disponível aqui, caso contrário serão recusados na fase de Desk Review

Cada submissão deve fazer upload de dois arquivos: o do artigo, propriamente dito, e dos metadados, que serão adicionados pela revista após eventual aprovação por pares.

Casos excepcionais, que fujam às regulamentações previstas, serão avaliados pela Comissão Editorial e, se esta considerar necessário, pelo Conselho Científico.

FLUXOGRAMA EDITORIAL

Todos os artigos submetidos passam pelos seguintes estágios:

1) DESK REVIEW EM DUAS ETAPAS 
Os artigos recebidos pela E-Compós são previamente avaliados pela Comissão Editorial e passam pelo processo de Desk Review.

Na Etapa 1 são avaliados os seguintes itens:

  1. Avaliação dos artigos para identificação de plágio ou autoplágio, usando as ferramentas de detecção de plágio Similarity Check/ CrossCheck. Os programas indicam o endereço, o nome do artigo plagiado, a porcentagem de similaridade e os termos comuns. A partir dos relatórios gerados pelos softwares, a comissão editorial confere as informações. No caso de autoplágio, o máximo permitido é de 50%. Em caso de ser constatado o plágio ou autoplágio acima deste valor, o trabalho é devolvido ao autor, juntamente com os relatórios que indicam o resultado. Os trabalhos publicados em outros periódicos não serão aceitos, mesmo que apresentem menos de 50% de similaridade.

  2. Conferência de metadados completos de autoras e autores, informados em template próprio (minibios, dados sobre a pesquisa, sobre a coautoria, caso seja aplicável). Conferência do número do Orcid de todos os autores. Verificação de afiliação de autoras e autores. Verificação de publicação de artigo com a mesma autoria na E-Compós, observando o intervalo mínimo de dois anos;

  3. Verificação de conformidade do manuscrito com as seguintes exigências de apresentação: títulos, resumos em português, inglês e espanhol, com respectivas palavras-chaves; introdução e considerações finais, e demais normas acadêmicas do texto científico. Verificação prévia de que o manuscrito atende ao escopo de publicação da revista.

A E-Compós rejeitará imediatamente documentos que tenham identificação de plágio ou ao autoplágio, através do processo acima descrito. Devolverá imediatamente os documentos que estiverem fora das normas dos templates (de artigo e metadados).

A Comissão Editorial reserva-se o direito de não prosseguir para a etapa de avaliação os textos que não se adequem ao escopo da revista; que apresentem alta taxa de similaridade com outros trabalhos; que não obedeçam às normas de redação científica e da ABNT (conforme Template); que não obedeçam às diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos em Ciências Humanas e Sociais (Resolução 510 do CONEP) e que não observem os devidos cuidados éticos, habituais na área.

Os artigos que estiverem fora dos critérios editoriais da revista serão devolvidos, e poderão ser reapresentados para nova avaliação, caso sejam ajustados, apenas uma vez mais.

Na etapa 2, são avaliados os seguintes itens:

A Comissão Editorial fará uma avaliação prévia dos aspectos de qualidade científica a fim de encaminhar, para a avaliação por pares, os artigos que tragam contribuições significativas para a área. Nesta etapa, além de membros do corpo editorial, poderão ser acionados, se necessário, membros do Conselho Científico.

Serão observados, previamente, os seguintes pontos no manuscrito: a) estrutura formal contendo: introdução, problemas e questões de pesquisa, objetivos, procedimentos teórico-metodológicos, resultados e discussão, além de considerações finais relacionadas à abordagem e objetivos propostos; b) linguagem científica qualificada; c) contribuição para a área, apontando-se a originalidade do trabalho apresentado.

Os artigos pré-avaliados na Etapa 2, e adequados às exigências da revista, serão encaminhados para a avaliação por pares, e acompanhados por um editor. O Desk Review em duas etapas poderá durar até dois meses. 

2)  AVALIAÇÃO POR PARES

Após a aprovação na segunda etapa de Desk Review, os textos serão encaminhados para o processo de arbitragem científica. A E-Compós adota o modelo de avaliação duplo-cego, exceto em casos em que o artigo tenha sido anteriormente depositado em um repositório de preprints. Neste caso, a E-Compós oferece aos avaliadores e avaliadoras a possibilidade de avaliação simples cego (sem a identificação de autoria do avaliador, mesmo ele ciente da autoria do autor) ou aberta (em que tanto a autoria do autor, quanto a do avaliador são informadas para as partes).

Os aspectos que orientam a avaliação dos pareceristas para a análise são: atualidade do tema e contribuição para a área de conhecimento específica no campo da Comunicação; reflexões e discussões teóricas consistentes e que confirmem domínio da literatura científica; originalidade da abordagem; em caso de envolver pesquisa empírica, apresentação de dados que sustentem, de modo aprofundado, os diagnósticos e argumentações; apresentação e discussão da metodologia utilizada; qualidade textual e redação fluente, além de estrutura de texto clara e articulada aos objetivos e hipóteses do artigo. Em respeitando estes critérios, os avaliadores deverão recomendar a aceitação integral do texto. Caso contrário, o avaliador poderá recusar o artigo ou sugerir modificações para nova avaliação. A Comissão Editorial encaminhará as sugestões de reformulações ao autor. Se for reformulado, o artigo deverá ser novamente submetido à avaliação pelo site da revista, podendo ou não ser aceito.  

A revista poderá acionar quantos avaliadores e quantas rodadas de avaliação considerar pertinente de maneira que fundamente e oriente a tomada de decisão da Comissão Editorial. No final do processo, cabe à Comissão Editorial a decisão referente à possibilidade da publicação dos trabalhos recebidos. 

3) PUBLICAÇÃO EM AHEAD OF PRINT

Os artigos aprovados receberão um DOI provisório e serão publicados em Ahead of Print (AoP), enquanto aguardam a revisão e a diagramação final. Nos textos em AoP, constará que aquela não é a versão final do artigo. Durante este período, os autores poderão ser solicitados para ajustes, além esclarecer dados de pesquisa e de responsabilidade dos autores e coautores na condução da pesquisa. Portanto, a publicação estará suscetível a mudanças, até a versão final, a ser publicada em modelo de Publicação Contínua.

4) REVISÃO GRAMATICAL E ORTOGRÁFICA E COPYDESK

Os manuscritos aprovados, e divulgados em AoP, passam pelo processo de revisão para padronização às normas da revista. Nesta etapa, o autor poderá ser solicitado a realizar mudanças de estrutura e complementação de dados considerados pertinentes pelos editores e/ou pelos revisores.

5) DIAGRAMAÇÃO

Os artigos revisados seguirão para a fase de diagramação e, se necessário, serão solicitados a alterar aspectos de imagens, quadros, tabelas etc.

6) PUBLICAÇÃO NA EDIÇÃO EM MODALIDADE CONTÍNUA 

Os artigos finalizados serão publicados na edição do ano vigente ou seguinte, seguindo modelo de Publicação Contínua, após realizada a diagramação. O DOI do artigo será atualizado para corresponder ao ano da publicação final.

7) INFORMAÇÕES APÓS A PUBLICAÇÃO 

Para a divulgação do artigo publicado, é importante o correto preenchimento dos dados na Plataforma Lattes. Em função disso, solicitamos que os autores informem corretamente o ISSN da revista (1808-2599) e o DOI atualizado do seu artigo, retirando as informações anteriores ao prefixo 10.30962 

FORMATAÇÃO DO ARTIGO

Instruções gerais:

  • O artigo deve seguir as normas mais recentes da ABNT.
  • O texto deve ter no mínimo 30.000 e no máximo de 55.000 caracteres, considerados os espaços em branco, os resumos, as referências bibliográficas e as notas de esclarecimento.
  • O título do artigo deve ter no máximo 15 palavras, e deixar clara a temática do artigo. 
  • O resumo deve conter entre 500 a 700 caracteres (com espaços); explicitar, em caráter informativo e sem enumeração de tópicos, os seguintes itens: tema geral e problema da pesquisa; objetivos e/ou hipóteses; metodologia utilizada, destacando o objeto de estudo; principais referências teóricas, principais resultados e conclusões. Recomenda-se o uso de parágrafo único. Deve-se evitar: neologismos, citações bibliográficas, símbolos e contrações que não sejam de uso corrente, bem como fórmulas, equações, diagramas etc. que não sejam absolutamente necessários.
  • Devem ser indicadas de três a cinco palavras-chave, apontando o campo semântico da pesquisa, do ponto de vista do tema, da metodologia e do corpus estudado.
  • O artigo deve estar organizado em introdução, subitens, considerações finais. A introdução deverá apresentar o problema e as questões que conduzem a investigação; os objetivos deverão estar claros e de acordo com o que está apresentado ao longo do artigo, e deverá ser feita menção à metodologia utilizada para a investigação.
  • As imagens, além de inseridas no texto, devem ser encaminhadas como documentos suplementares pelo sistema de submissão da revista em formato JPG com resolução de 150 dpi. Tabelas e Quadros deverão ser realizadas no próprio word de modo que possam ser editáveis. Serão permitidas no máximo 4 imagens por artigo. 
  • Nas referências, devem constar apenas as que foram efetivamente citadas no texto. 
  • Todos os links usados devem ser conferidos antes da submissão, e a data de acesso indicada.

 A formatação deverá seguir as normas da revista, conforme indicadas no modelo padrão (Template). Metadados sobre o artigo devem estar preenchidos conforme este documento.

Ahead of Print

Trabalhos aprovados para publicação, mas sem volume e número definido.

Política de Privacidade

A E-Compós respeita a privacidade de todas as pessoas envolvidas nos seus processos editoriais.

A privacidade é um conceito complexo e dinâmico, não absoluto, mas essencial para as relações humanas e sociais, dentro e fora da comunidade científica. No âmbito do processo de submissão-avaliação-publicação-difusão de artigos, a privacidade convive com conceitos como anonimato, dupla avaliação cega, ciência aberta e transparência, anonimização de dados e metadados dos originais, entre outros. Esta convivência pode parecer contraditória, mas demonstra a necessidade de impessoalidade na avaliação técnica de artigos científicos e as desejadas abertura e prestação de contas.

Nomes, vínculos institucionais e e-mails são informados na E-Compós para ampliar a transparência dos processos editoriais e facilitar a comunicação com quem publica, avalia, revisa e edita os artigos publicados. Os dados expressos nos artigos são de responsabilidade de autoras e autores, que devem observar regras de privacidade e proteção de dados pessoais vigentes.

A E-Compós não disponibiliza dados de autoras, autores, avaliadoras e avaliadores para terceiros, mas pode utilizar dados colhidos nos processos de submissão para fins estratégicos de gestão editorial, desde que devidamente anonimizados. Esta Política de Privacidade está em consonância com a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018) e legislação afim. Esta Política de Privacidade estará visível e disponível também no sistema da E-Compós no momento de submissão de artigos, sendo necessária a concordância para completar o processo.

Confira também as seções Cuidados Éticos, Código de Conduta, Direitos Autorais e Conflito de Interesses.