Espetáculo e performatividade em Na Captura dos Friedmans

Autores

  • Cristina Teixeira Vieira de Melo

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.1176

Palavras-chave:

Montagem. Espetáculo. Performatividade.

Resumo

A partir da contraposição entre vários depoimentos, a montagem de Na Captura dos Friedmans (2003) põe em dúvida os procedimentos utilizados pela justiça e pela mídia para criminalizar Arnold e Jesse Friedman, acusados de abuso sexual contra menores em Great Neck, EUA, em 1988. O documentário recebeu elogios da crítica justamente por valorizar a ambiguidade narrativa. No entanto, buscamos mostrar que a montagem fragmentada se alinha à ideia de espetáculo, procedimento estilístico que, do ponto de vista político, se contrapõe à abertura de sentidos e à heterogeneidade de vozes que o filme mobiliza. Também chamamos atenção para o caráter performático de boa parte das imagens, pois, ele permite que sentidos e sujeitos se desloquem de lugares pré-concebidos.

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Publicado

11-09-2015

Como Citar

Vieira de Melo, C. T. (2015). Espetáculo e performatividade em Na Captura dos Friedmans. E-Compós, 18(2). https://doi.org/10.30962/ec.1176

Edição

Seção

Cinema