O colapso do amor romântico
as relações como consumo e a dissolução dos vínculos afetivos
DOI:
https://doi.org/10.30962/ecomps.3180Palavras-chave:
Consumo afetivo, Micro-história, Micro-memória, Etnografia Digital, Análise Crítica do DiscursoResumo
Este artigo analisa como o consumo afetivo remodela os vínculos interpessoais na contemporaneidade, por meio de um estudo de micro-história (Ginzburg, 2006) ancorado na etnografia pública (Goffman, 1959), com observação digital e off-line de um homem de 30 anos. A metodologia articula a Análise Crítica do Discurso (Fairclough, 2001) à noção de performance de si (Goffman, 1959), evidenciando práticas de gerenciamento da autoimagem, a efemeridade dos laços e estratégias de descartabilidade afetiva. Os achados demonstram como a lógica de mercado, internalizada nas interações e exposições cotidianas, dissolve vínculos reais e reconfigura a memória social.
Downloads
Referências
ASSMANN, A. Cultural Memory and Western Civilization: Functions, Media, Archives. Cambridge: Cambridge University Press, 2011.
BATTLE, M. The Perks of Sober Dating. Time, on-line, 8 jan. 2025. Disponível em: <https://time.com/7205261/consider-sober-dating-essay/>. Acesso em: 9 mar. 2025.
BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.
BOELLSTORFF, T.; NASSETH, B.; PEARCE, C.; TAYLOR, T. L. Ethnography and Virtual Worlds: a Handbook of Method. Princeton: Princeton University Press, 2012.
FAIRBAIRN, C. E.; SAYETTE, M. A. A Social-Attributional Analysis of Alcohol Response. Psychological Bulletin, Washington, v. 140, n. 5, p. 1361-1382, set. 2014. Disponível em: <https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC4153408/>. Acesso em: 9 mar. 2025.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Tradução de Izabel Magalhães. Brasília: Editora UnB, 2001.
GINZBURG, C. Mitos, emblemas e sinais: morfologia e história. Tradução de Maria Betânia Amoroso. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
GINZBURG, C. O queijo e os vermes: o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição. Tradução de Maria Betânia Amoroso. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
GOFFMAN, E. The Presentation of Self in Everyday Life. Nova York: Doubleday Anchor Books, 1959.
ILLOUZ, E. O amor nos tempos do capitalismo. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
LIPOVETSKY, G.; CHARLES, S. Os tempos hipermodernos. Tradução de Mário Vilela. São Paulo: Barcarolla, 2004.
NORA, P. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Tradução de Yara Aun Khoury. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, v. 10, jul.-dez. 1993. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/12101>. Acesso em: 9 mar. 2025.
WHY PEOPLE HAVE Fallen Out of Love with Dating Apps. The Economist, on-line, 30 jul. 2024. Disponível em: <https://www.economist.com/business/2024/08/08/why-people-have-fallen-out-of-love-with-dating-apps>. Acesso em: 9 mar. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cintia Coelho, Isabel Orestes Silveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Autoria
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Ao submeter um artigo para publicação na Revista E-Compós, o autor concorda com os seguintes termos: 1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento. 2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista. 3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original. 4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Conflitos de interesse e ética de pesquisa
Caso a pesquisa desenvolvida ou a publicação do artigo possam gerar dúvidas quanto a potenciais conflitos de interesse, o autor deve declarar, em nota final, que não foram omitidas quaisquer ligações a órgãos de financiamento, bem como a instituições comerciais ou políticas. Do mesmo modo, deve-se mencionar a instituição à qual o autor eventualmente esteja vinculado, ou que tenha colaborado na execução do estudo, evidenciando não haver quaisquer conflitos de interesse com o resultado ora apresentado. É também necessário informar que as entrevistas e experimentações envolvendo seres humanos obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica. Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
