Comissões de ética dos jornalistas: atuação, visibilidade e efetividade

Autores

  • Rogério Christofoletti

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.1197

Palavras-chave:

Sistema deontológico, Ética jornalística, conduta profissional

Resumo

Jornalistas contam com alguns instrumentos de acompanhamento e fiscalização deontológica, sendo os mais conhecidos os códigos de ética. Para fazer cumpri-los, existem comissões ou conselhos de ética, vinculados a entidades de classe. Este artigo avalia essas instâncias nos 31 sindicatos filiados à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), levando-se em conta a frequência de sua atuação, visibilidade junto à corporação, e suas condições de atuação. Para tanto, recorremos a análises das seções correspondentes das comissões nos sites dos sindicatos e a questionários respondidos por seus membros. Os resultados permitem identificar pouca visibilidade pública das comissões, dificuldades internas, culturais e estruturais, e uma tímida atuação no âmbito da categoria.

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Publicado

22-12-2015

Como Citar

Christofoletti, R. (2015). Comissões de ética dos jornalistas: atuação, visibilidade e efetividade. E-Compós, 18(3). https://doi.org/10.30962/ec.1197

Edição

Seção

Dossiê Temático