É Del.icio.us estar na rede: ideologia e discurso do sujeito-navegador
DOI:
https://doi.org/10.30962/ec.288Palavras-chave:
Folksonomia, sujeito, ideologia, web 2.0, InternetResumo
Este trabalho tem como intento discutir as novas formas de organização dos recursos digitais inscritas pelo sujeito-navegador na rede eletrônica. Apresentamos o novo termo nomeado folksonomia, que se trata da tradução do termo folksonomy, um neologismo criado por Thomas Vander Wal, a partir da junção das palavras folk com taxonomy, que surge no contexto da web 2.0, que é caracterizada pela organização e ampliação das formas de produção de dizeres e arquivos pelo sujeito na malha digital. A partir dos pressupostos conceituais da Análise do Discurso de filiação francesa, analisamos a forma como o sujeito tem instalado a sua voz produzindo sentidos na Internet a partir da folksonomia. Investigamos as condições de produção do discurso eletrônico, as marcas ideológicas que fazem parecer evidentes certos sentidos e a forma que o sujeito tenta controlar os sentidos das palavras, esquecendo-se que os mesmos estão aquém e além de seu controle.Downloads
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