Lofi Girl: o lofi hip hop como trilha sonora da cultura da produtividade no YouTube

Autores

  • Débora Gauziski Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil https://orcid.org/0000-0002-3699-4313
  • Simone Pereira de Sá Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.30962/ecomps.3134

Palavras-chave:

Lofi hip hop, Lofi Girl, Música ubíqua, Cultura da produtividade, YouTube

Resumo

O artigo explora a ideia da escuta do lofi hip hop para aumento da produtividade, a partir do canal Lofi Girl no YouTube. A hipótese central é que, embora o canal promova uma atmosfera agradável, ele reforça ideais da alta performance e da temporalidade 24/7, tornando-se uma ferramenta de aprimoramento do “biocapital” dos ouvintes, auxiliando-os a se concentrarem e a driblarem o sono e o cansaço. Organizado em três partes, o trabalho traça um histórico do canal Lofi Girl e seu crescimento durante a pandemia, discute a conexão das músicas de fundo com os discursos neoliberais e analisa os argumentos e estéticas relacionados à produtividade nos comentários do vídeo mais assistido do canal.

Downloads

Biografia do Autor

Débora Gauziski, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

Pesquisadora de pós-doutorado vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM-UFF). Bolsista de Pós-doutorado Nota 10 da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Doutora e mestra em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCom-UERJ).

Simone Pereira de Sá, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCOM-UFRJ). Professora titular vinculada ao Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense (UFF). É também docente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da mesma instituição e coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Culturas Urbanas e Tecnologias (LabCult). Bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Referências

ALEXANDER, J. YouTube briefly terminated a popular live stream channel, creating one of the longest videos ever. The Verge, 24 fev. 2020. Disponível em: https://tinyurl.com/yuck4x8z. Acesso em: 21 set. 2024.

GAUZISKI, D. Paisagens sonoras da produtividade: músicas e sonoridades para foco e concentração no YouTube. In: CASTANHEIRA, J. C.; CONTER, M.; MARRA, P. (Orgs.). Sons do fim do mundo. Porto Alegre: Sulina, 2025. No prelo.

BOLTANSKI, L.; CHIAPELLO, È. O novo espírito do capitalismo. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.

CASAQUI, V. Abordagem crítica da cultura da inspiração: produção de narrativas e o ideário da sociedade empreendedora. E-Compós, v. 20, n. 2, 2017.

CRARY, J. 24/7 – Capitalismo tardio e os fins do sono. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

DeNORA, T. Music in everyday life. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

___________. Music asylums: wellbeing through music in everyday life. Surrey (England): Ashgate, 2013.

FOUCAULT, M. Nascimento da biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

GOFFMAN, E. Asylums: Essays on the Social Situation of Mental Patients and Other Inmates. New York: Anchor Books, 1961.

HAMANN, T. Neoliberalismo, governamentalidade e ética. Ecopolítica, n. 3, maio-ago. 2012.

JORGE, M. Desempenho tarja preta: a medicalização da vida e espírito empresarial na sociedade contemporânea. Niterói: Eduff, 2021.

KASSABIAN, A. Escuta Ubíqua. Ecus Cadernos de Pesquisa, n. 2, 2019.

LANZA, J. Elevator music: a surreal history of Muzak, easy-listening, and other moodsong. New York: Picador, 1995.

MILLER, M. Exploring Soundscapes, Ambience and Photography through the Creative Process of Alternate Reality Café. Sonic Scope, i. 4, 2022.

NEAL, A. Lo-fi Today. Organised Sound, v. 27, n. 1, p. 32-40, 2022.

PEREIRA, V.; BORBA, C.; CONTER, M.; GAUZISKI, D. AMBIENTE, ATMOSFERA E AUDIBILIDADE L.O.F.I. – Lábil e Oscilatória quanto ao Foco de Investimento. In: Anais do 33° Encontro Anual da Compós, 2024, Niterói. Anais eletrônicos... Campinas, Galoá, 2024.

PEREIRA, V. MERSBE-mercado de ruídos e sons para o bem-estar: modulações da escuta e cultura aural contemporânea. Intexto, n. 52, p. 98204-98204, 2021.

PORFÍRIO, J. Sleep/relax/work/study/read: YouTube, sound, and music in the construction of listening spaces to fall asleep. SoundEffects - An Interdisciplinary Journal of Sound and Sound Experience, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 27–41, 2021.

RABELO LUCCAS, R. Para acompanhar seu dia: controvérsias e negociações entre o consumo das playlists situacionais do Spotify e o gosto musical. 2021. 179 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.

SATAFLE, V.; DUNKER, C.; SILVA JUNIOR, N. Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. Lisboa: Darue, 2023.

SENNETT, R. A corrosão do caráter: as consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2015.

WINSTON, E.; SAYWOOD, L. Beats to relax/study to: Contradiction and paradox in lofi hip hop. IASPM Journal, v. 9, n. 2, p. 40-54, 2019.

Downloads

Publicado

29-03-2025

Como Citar

Gauziski, D., & Pereira de Sá, S. (2025). Lofi Girl: o lofi hip hop como trilha sonora da cultura da produtividade no YouTube. E-Compós. https://doi.org/10.30962/ecomps.3134

Edição

Seção

Ahead of Print