Olhar testemunhal e representação da ação na fotografia
DOI:
https://doi.org/10.30962/ec.41Palavras-chave:
Representação, Fotografia, AçãoResumo
Propomos, neste texto, uma análise dos aspectos codificados do gesto humano capturado na fotografia: tomando especificamente o caso do embargo visual das ações no fotojornalismo contemporâneo, examinaremos o modo como os princípios da representação pictórica de situações narrativas estrutura o discurso visual da fotografia de ações. Tomando partido das idéias de Gombrich sobre os princípios da representação pictórica das atitudes humanas, identificamos o gesto humano capturado na fotografia como estando cindido entre dois aspectos principais de sua codificação: no plano de sua ritualização (a normalização dos gestos tendo por modelo suas funções retóricas), ou por referência aos aspectos expressionais da representação do gesto humano (ou seja, pela geração de um pathos, modelado no nível da iconicidade da imagem) isto é, pela produção de uma simaptia sensorial da imagem com aspectos da experiência das personagens da cena.Downloads
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