O declínio da notícia no jornalismo pós-fordista dos conglomerados multimídia
DOI:
https://doi.org/10.30962/ec.98Palavras-chave:
Jornalismo, Conglomerados multimídia, Pós-fordismoResumo
Neste artigo, procura-se analisar algumas das formas pelas quais as mudanças macro-estruturais que vêm ocorrendo nas sociedades contemporâneas desde as últimas décadas do século XX, acentuando-se neste princípio de século XXI, manifestam-se no jornalismo produzido no âmbito das novas indústrias culturais – os conglomerados multimídia. Para isso, procura-se esclarecer, primeiramente, a compreensão que se tem do papel social do jornalismo. A seguir, toma-se o exemplo de Zero Hora, jornal de referência da Rede Brasil Sul de Comunicação (RBS), o grupo de mídia mais importante da região Sul do Brasil, com o objetivo de identificar elementos de manifestação da racionalidade pós-fordista no produto resultante da nova estrutura – flexível - da organização, da produção e do trabalho. Por fim, sugere-se a hipótese de que uma nova concepção está a se delinear através de novos critérios e valores de noticiabilidade.Downloads
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