São Paulo e memórias do futuro

São Paulo and the memories of the future: between utopia and retrotopia.

Authors

  • Mônica Rebecca FERRARI NUNES Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
  • Marco Antônio Bin Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Mayara Luma Lobato Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.1703

Keywords:

São Paulo. Memory. Utopia

Abstract

This paper investigates the time-space axis codified in narrative experiences that generate representations of memory articulated to the media. This manuscript is focused on the study of the space-time codifications of the city and the production of its memories, mainly São Paulo’s, empirically observed through the fictional and documental filmography brought out by Luís Sérgio Person and Geraldo Sarno respectively, and the São Paulo Invisível platform. Based on some Human Sciences authors who articulate memory, time, space and archive this study aims to demonstrate that under the codes of utopia and retrotopia, the city produces memories of the future.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mônica Rebecca FERRARI NUNES, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

Pesquisadora e Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação e Práticas de Consumo, PPGCOM - ESPM, SP, onde desenvolve pesquisa sobre Comunicação, Consumo e Memória: Cosplay e Culturas Juvenis. Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) com formação complementar na École des Hautes Études en Sciences Sociales, EHESS,Paris, França, e também na Université Paris VIII, Saint-Denis, França (1995). Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993). Bacharel em Língua e Literatura Portuguesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988). Atua no Centro de Estudos de Música e Mídia, Musimid, ECA-USP, desde 2004, com participação em projetos de pesquisa em andamento e, também, no Centro de Estudos da Oralidade (CEO-PUCSP). Autora de livros, artigos, comunicações (nacionais e internacionais) e conferências na área de Comunicação, trabalhando a interface: lógicas e estratégias da produção midiática/culturas do consumo/juventudes e processos de memória. Participa de conselhos consultivos de Periódicos Científicos na área de Comunicação e atua como parecerista ad hoc na FAPESP. É também escritora de ficção.

Marco Antônio Bin, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutor em Ciências Sociais pela PUC de São Paulo, área de concentração, Sociologia, com mestrado em Comunicação & Semiótica, também pela PUC de São Paulo. Bacharel em Geografia, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP). Como docente no curso de Comunicação Social da FIAM-FAAM Centro Universitário e FMU Complexo Educacional, lecionou disciplinas na área de Ciências Sociais Aplicadas, como Teoria Política, Teorias Sociais, Sociologia, Antropologia e Teorias da Comunicação. Como professor associado no Instituto Brasileiro de Difusão Cultural, lecionou as disciplinas de Análise Videográfica e Realidade Brasileira. Como professor titular da Faculdade de Comunicação da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) lecionou as disciplinas de Comunicação Comparada e Comunicação Comunitária. É membro participante do Grupo de Pesquisa em Memória, Comunicação e Consumo (MNEMON) do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM; integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas Urbanas - NEPUR, ligado à Faculdade de Ciências Sociais da PUCSP; como também integra o Grupo de Pesquisa Textos da Cultura em Mídias Diferenciadas (TCULT) do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA/USP. Desenvolve atividades com participação em congressos, seminários, produção de estudos, palestras e publicação acadêmica em Teorias Sociais, Práticas e Teatralidades Juvenis e História Social da América Latina.

Mayara Luma Lobato, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

Coordenadora adjunta do curso de Jornalismo e professora dos cursos de Comunicação Social do FIAM-FAAM Centro Universitário (São Paulo), pertencente ao Complexo Educacional FMU-FIAM-FAAM. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP). Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (2012). Jornalista graduada pela Universidade da Amazônia (2009). Membro do Grupo de Pesquisa em Memória, Comunicação e Consumo (MNEMON), da ESPM-SP, e do Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade (NUGE), da Escola de Comunicação do FIAM-FAAM. Autora de "Revistas femininas e espetáculo: Imagem, consumo e representação do universo feminino nos discursos de Nova e Vogue" (2014). Experiências profissionais nas áreas de jornalismo impresso (revistas), comunicação corporativa e assessoria de imprensa. Interesse pelas áreas de estudos editoriais e de gênero, teorias da comunicação, história da imprensa, imprensa feminina e estudos sobre memória, espetáculo, pós-modernidade, processos de exclusão e socialidades contemporâneas.

References

ALMEIDA, Guilherme de. Cosmópolis. São Paulo, Companhia Ed. Nacional, 2004.
BAITELLO, Norval. A serpente, a maçã e o holograma: esboços para uma Teoria da Mídia. São Paulo: Paulus, 2010.
BAUMAN, Zygmunt. Retrotopia. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 2017.
BERNARDET, Jean-Claude. Cineastas e imagens do povo. São Paulo, Companhia das Letras, 2003.
BIN, Marco A. Modernidade e vida subjetiva: Simmel visita São Paulo. Revista Parágrafo, São Paulo, v.1, n.2, p.23-38, julho-dezembro de 2013.
____________. A São Paulo de Person - uma análise socioespacial do filme São Paulo Sociedade Anônima. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica), Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, PUCSP, 1999.
BUBLEX, A; DURING, E. Le future n’existe pas: rétrotypes. Paris: Éditions B42, 2014.
COLOMBO, F. Os arquivos imperfeitos. São Paulo: Perspectiva, 1991.
DERRIDA, J. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
DURING, E. O que é retrofuturismo – introdução aos futuros virturais. In: NOVAES, Adauto. O futuro não é mais o que era. São Paulo: Ed. SESC, 2013.
JACOBY, R. Imagem imperfeita: pensamento utópico para uma época antiutópica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
JAMESON, F. Pós-Modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ática, 1996.
¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬____________. As sementes do tempo. São Paulo: Ática, 1997.
LOTMAN, Iuri. La semiosfera I: semiótica de la cultura y del texto. Madrid: Ediciones Cátedra, 1996.
MACIEL, Fabrício; GRILLO, André. O trabalho que (in)dignifica o homem. In: SOUZA, Jessé. A ralé brasileira: quem é e como vive. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
MORUS, Thomas. A Utopia. São Paulo, Abril Cultural, 1979.
NUNES, Mônica Rebecca Ferrari; BIN, Marco Antônio. Retrofuturismo, espaço e corpo-mídia: steampunk e a memória do futuro. Revista Famecos, Porto Alegre, v. 25, n. 2, p. 1-21, maio, junho, julho e agosto de 2018: ID29017.DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2018.2.29017.
POCHMANN, Marcio. O Mito da grande classe média. São Paulo, Ed. Boitempo, 2014.
ROCHA, Rose de Melo.; HOFF, T. M. C. Corpo-mídia e cidade-mídia como instâncias comunicacionais: consumo, imagens e identidade. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, v. 10, p. 125-133, 2013.
ROMERO, José L. Latinoamérica. Buenos Aires, Siglo XXI Editores, 2010.
SENNET, Richard. A cultura do novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2008.
SOTO, Lésmer Antonio Montecino. Personas em situación de calle: indetidad y exclusión. In: CORACINI, Maria José. Identidades Silenciadas e (In)visíveis: entre a inclusão e a exclusão. Campinas: Pontes Editores, 2011.
SOUSA, Edson Luiz de. Psicanálise e a vocação iconoclasta das utopias, p.397-413. MORUS: Utopia e Renascimento, n. 6, 2009.
__________________. Por Uma Cultura da Utopia, E-topia: Revista Electrónica de Estudos sobre a Utopia, n.º 12 (2011). ISSN 1645-958X. http://ler.letras.up.pt/site/default.aspx?qry=id05id164&sum=sim
SOUZA, Jessé. A ralé brasileira: quem é e como vive. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

Referências fílmicas
SÃO PAULO Sociedade Anônima. Direção: Luiz Sérgio Person. Fotografia: Ricardo Aronovich. 111min. Disponível em https://youtu.be/ns-LPKhz_AE. Acesso em 10.02.2018.
VIRAMUNDO. Direção: Geraldo Sarno. Fotografia: Thomas Farkas/Armando Barreto. 37min. Disponível em https://youtu.be/TDWg98a8lwc. Acesso em 10.02.2018.

Published

29-08-2019

How to Cite

FERRARI NUNES, M. R., Bin, M. A., & Lobato, M. L. (2019). São Paulo e memórias do futuro: São Paulo and the memories of the future: between utopia and retrotopia. E-Compós, 22(1). https://doi.org/10.30962/ec.1703

Issue

Section

Artigos Originais