Dos estudos sobre o jornalismo às teorias do jornalismo (Três pressupostos para a consolidação do jornalismo como campo de conhecimento)

Autores/as

  • Elias Machado

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.2

Palabras clave:

Jornalismo, Pesquisa, Metodologias, Teorias, Multidisciplinar

Resumen

Depois de mais de 300 anos da defesa da primeira tese de doutorado em jornalismo, por Tobias Peucer, em 1690, na Alemanha, o jornalismo ganha cada vez mais espaço acadêmico, com a criação de grupos de pesquisa, cursos de pós-graduação, revistas especializadas e associações científicas. A variedade de linhas de pesquisa, a diversidade dos estudos, a quantidade de pesquisadores envolvidos e a qualidade das revistas especializadas são indícios da vitalidade do jornalismo como objeto de estudo científico.Neste artigo, dividido em três partes - 1) o reconhecimento da prática profissional como objeto legítimo de pesquisa; 2) o desenvolvimento de metodologias adequadas às particularidades do campo e 3) o financiamento às experiências multidisciplinares para pesquisas aplicadas -, pretendo aproveitar o mapeamento dos estudos desenvolvidos para, tomando como base a distinção entre estudos do jornalismo e teorias do jornalismo, discutir alguns pressupostos para consolidação do jornalismo como campo de conhecimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

Machado, E. (2004). Dos estudos sobre o jornalismo às teorias do jornalismo (Três pressupostos para a consolidação do jornalismo como campo de conhecimento). E-Compós, 1. https://doi.org/10.30962/ec.2

Número

Sección

Dossiê Temático