Pertencimento como categoria analítica: etnometodologia para os estudos de comunicação

Autores

  • Adriana Braga Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Édison Gastaldo UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.1563

Palavras-chave:

Análise de Categorizações de Pertencimento, Etnometodologia, Pertencimento, Metodologia

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar e discutir alguns fundamentos teóricos da noção de pertencimento como categoria analítica, a partir da perspectiva da técnica de pesquisa chamada de “Análise de Categorizações de Pertencimento” (ACP). Trata-se de uma abordagem metodológica naturalista, de orientação etnometodológica, que analisa fragmentos de interação comunicativa do ponto de vista dos procedimentos de categorização e classificação, bem como da interação entre categorias e seus predicados, do ponto de vista dos/as interagentes.

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Biografia do Autor

Adriana Braga, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professora Associada no Programa de Pós Graduação em Comunicação Social da PUC-Rio. Pesquisadora do CNPq.

Édison Gastaldo, UFRRJ

Graduação em Publicidade (UFRGS, 1992), Mestrado em Antropologia (UFRGS, 1995), Doutorado em Multimeios (UNICAMP, 2000). Pós Doutorados em Sociologia (Manchester, 2001) e Antropologia (Museu Nacional-UFRJ, 2009). Professor e Pesquisador do Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias.

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Publicado

21-12-2018

Como Citar

Braga, A., & Gastaldo, Édison. (2018). Pertencimento como categoria analítica: etnometodologia para os estudos de comunicação. E-Compós, 22(1). https://doi.org/10.30962/ec.1563

Edição

Seção

Artigos Originais