Do passado ao presente, do preto e branco à cor
restituições da memória de Auschwitz
DOI :
https://doi.org/10.30962/ec.1925Mots-clés :
fotografia, memória, temporalidades, colorização, HolocaustoRésumé
Este artigo observa a construção da potência mnemônica em Faces of Auschwitz, projeto da colorista Marina Amaral que resgata retratos de identificação feitos no campo de extermínio nazista e os põe em cores. O trabalho é apreendido pelo modo como reordena e subverte o propósito das imagens originais, levando-as da tentativa de assujeitamento à capacidade de comemoração e de restituição da memória das vítimas do Holocausto, assentada nos vestígios de humanidade e de dor. O registro da jovem Czesława Kwoka, produzido pelo então prisioneiro Wilhelm Brasse e colorizados por Amaral, além de outros retratos, são tomados como ponto de partida para as discussões aqui propostas.
Téléchargements
Références
AMARAL, Marina. “Color has the power to bring life back to the most important moments”. In: Marina Amaral’s blog, 30 abr. 2016. Disponível em http://www.marinamaral.com/ about. Acesso em 21 nov. 2018.
AMARAL, Marina. “Faces of Auschwitz: Janina Nowak”. In: Marina Amaral’s blog, 3 abr. 2018. Disponível em http://www.marinamaral.com/blog/2018/4/3/faces-of-auschwi tz-janina-nowak. Acesso em 21 nov. 2018.
AMARAL, Marina; JONES, Dan. The colour of time: a new history of the world 1850-1960. London: Apollo, 2018.
BERCITO, Diogo. “Artista brasileira dá cores à foto de vítima de Holocausto”. In: Folha de S. Paulo, 4 abr. 2018. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2018/04/ artista-brasileira-da-cores-a-foto-de-vitima-do-holocausto.shtml. Acesso em 21 nov. 2018.
CZESŁAWA KWOKA. In: Faces of Auschwitz. 2018. Disponível em https://facesof auschwitz. com/gallery/czeslawa-kwoka. Acesso em 15 nov. 2018.
DE DUVE, Thierry. “A arte diante do mal radical”. In: Ars, v. 7, n. 13, 2009. Disponível em http://www.revistas.usp.br/ars/article/view/3062. Acesso em 19 dez. 2018.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Imágenes pese a todo: memoria visual del Holocausto. Barcelona: Espasa, 2012a.
DIDI-HUBERMAN, Georges. “Quando as imagens tocam o real”. In: Pós, v. 2, n. 4, nov. 2012b. Disponível em eba.ufmg.br/revistapos/index.php/pos/article/view/60.
DIDI-HUBERMAN, Georges. “Devolver uma imagem”. In: ALLOA, Emanuel (org). Pensar a imagem. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2015.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Cascas. São Paulo: Editora 34, 2017.
DIDI-HUBERMAN, Georges. “Olhos livres da história”. In: Revista Ícone, v. 16, n. 2, 2018. Disponível em https://periodicos.ufpe.br/revistas/icone/article/view/238900. Acesso em 21 nov. 2018.
EDWARDS, Theresa; SCHREINER, Lori. Painting Czesława Kwoka: honoring children of the Holocaust. E nglewood: Unbound Content, 2012.
FACES OF AUSCHWITZ. 2018. Disponível em https://facesofauschwitz.com. Acesso em 15 nov. 2018.
FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São
Paulo: Cosac Naify, 2007.
HILBERG, Raul. La politique de la mémoire. Paris: Gallimard, 1996.
HIRSH, Marianne. The generation of postmemory: writing and visual culture after the Holocaust. New York: Columbia University Press, 2012.
KEANE, Fergal. “Returning to Auschwitz: photographs from hell”. In: Mail on Sunday, 7 abr. 2007. Disponível em https://www.mailonsunday.co.uk/home/moslive/article-447045/ Returning-Auschwitz-Photographs-Hell.html#. Acesso em 21 nov. 2018.
LÉVINAS, Emmanuel. Ética e infinito. Lisboa: Edições 70, 2010.
LINFIELD, Susie. “Warsaw, Lodz, Auschwitz: in the waiting room of death”. In: The cruel radiance: photography and political violence. Chicago: The University of Chicago Press, 2012.
ŁYSAK, Tomasz. “Wilhelm Brasse’s photographs from Auschwitz: testimony and photography in Irek Dobrowolski’s The portraitist”. In: KOBRYNSKYY, Oleksandr; BAYER, Gerd (org). Holocaust cinema in the twenty-first century: memory, images and the ethics of representation. New York: Columbia Universit Press, 2015.
NANCY, Jean Luc. “Pele essencial”. In: O percevejo, v. 6, n 1, jan./jun. 2014. Disponível em http://www.seer.unirio.br/index.php/opercevejoonline/article/viewFile/5067/4506. Acesso em 11 jul. 2019.
PULS, Mauricio. “Cor ou preto e branco? Razões de uma escolha”. In: Zum, 11 mar. 2016. Disponível em https://revistazum.com.br/radar/cor-ou-pb. Acesso em 22 nov. 2018.
RANCIÈRE, Jacques. “Será que a arte resiste a alguma coisa?” In: LINS, Daniel (org). Nietzsche, Deleuze, arte e resistência. Fortaleza: Forense Universitária, 2007.
REGISTRATION PICTURES AND MARKING SYSTEM. In: Faces of Auschwitz. 2018. Disponível em https://facesofauschwitz.com/registration-pictures. Acesso em 15 nov. 2018.
RICOEUR, Paul. A memória, a história e o esquecimento. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.
SANCHEZ-BIOSCA, Vicente. Miradas criminales, ojos de víctima: imágenes de la aflicción en Camboya. Buenos Aires: Prometeo, 2017.
YOUNG, James. The texture of memory: holocaust memorials and meanings. New Haven: Yale University Press, 1993.
ZELIZER, Barbie. Remembering to forget: holocaust memory through the camera’s eye. Chicago: University of Chicago Press, 1998.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Autoria
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Ao submeter um artigo para publicação na Revista E-Compós, o autor concorda com os seguintes termos: 1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento. 2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista. 3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original. 4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Conflitos de interesse e ética de pesquisa
Caso a pesquisa desenvolvida ou a publicação do artigo possam gerar dúvidas quanto a potenciais conflitos de interesse, o autor deve declarar, em nota final, que não foram omitidas quaisquer ligações a órgãos de financiamento, bem como a instituições comerciais ou políticas. Do mesmo modo, deve-se mencionar a instituição à qual o autor eventualmente esteja vinculado, ou que tenha colaborado na execução do estudo, evidenciando não haver quaisquer conflitos de interesse com o resultado ora apresentado. É também necessário informar que as entrevistas e experimentações envolvendo seres humanos obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica. Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.