Meio, mediação, agência: a descoberta dos objetos em Walter Benjamin e Bruno Latour

Auteurs-es

  • Erick Felinto

DOI :

https://doi.org/10.30962/ec.846

Mots-clés :

Bruno Latour, Walter Benjamin, Agência, Mediação, Comunicação

Résumé

Não obstante a originalidade das proposições de Bruno Latour, seria equivocado dizer que sua obra foi gestada em um vácuo teórico. As influências de pensadores como Étienne Souriau, Gilbert Simondon e Gabriel Tarde, por exemplo, foram dissecadas cuidadosamente pela crítica. O objetivo deste trabalho é esboçar convergências importantes entre o pensamento de Latour e certas ideias de Walter Benjamin, expressas de forma mais incisiva em alguns textos de juventude. Através dessa aproximação, já ensaiada anteriormente por alguns autores, pretende-se dar início a uma exploração filosófica dos conceitos de agência, meio e mediação – fundamentais para a reflexão comunicacional, especialmente no contexto contemporâneo. Palavra-Chave Bruno Latour. Walter Benjamin. Agência. Mediação. Comunicação.

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Publié-e

14-06-2013

Comment citer

Felinto, E. (2013). Meio, mediação, agência: a descoberta dos objetos em Walter Benjamin e Bruno Latour. E-Compós, 16(1). https://doi.org/10.30962/ec.846

Numéro

Rubrique

Artigos Originais