Freedom Graffiti: experiência estética em tempos de internet
DOI :
https://doi.org/10.30962/ec.932Mots-clés :
Arte, Arte digital, Experiência, Experiência estética, Comunicação, Política, Partilha do sensívelRésumé
Este artigo traça uma abordagem inicial sobre experiência estética gerada no contato com obras veiculadas na internet, objetivando compreender o impacto das redes digitais na experiência sensível contemporânea. Tomou-se aqui a obra de arte Freedom Graffiti, gravura digital do artista plástico Tammam Azzam, fenômeno viral de grande repercussão na mídia. As referências teóricas utilizadas foram a concepção pragmática da arte como experiência, de John Dewey (2010); as relações entre estética e política, segundo o regime estético das artes, de Jacques Rancière (2005, 2009 e 2012) e os fundamentos da comunicação densa, de Ciro Marcondes Filho (2010). Abordaremos as tecnologias mediáticas, principalmente, como espaço comum de compartilhamento da fruição estética para mostrar que os processos comunicacionais na internet potencializam afetos e experiências estéticas que, articuladas ao interesse pelo compartilhamento de experiências em redes sociais digitais, ampliam as chances de participação a ‘um qualquer’ na construção de espaços igualitários de partilha do sensível.Téléchargements
Téléchargements
Fichiers supplémentaires
- Freedom Graffiti: experiência estética em tempos de internet (Português (Brasil))
- Comentários - página de Tammam Azzam, Facebook (Português (Brasil))
- Polêmica sobre Freedom Graffiti no Facebook (Português (Brasil))
- Gaza Burial (Português (Brasil))
- Comentários sobre Gaza Burial no Facebook. 2013 (Português (Brasil))
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Autoria
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Ao submeter um artigo para publicação na Revista E-Compós, o autor concorda com os seguintes termos: 1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento. 2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista. 3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original. 4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Conflitos de interesse e ética de pesquisa
Caso a pesquisa desenvolvida ou a publicação do artigo possam gerar dúvidas quanto a potenciais conflitos de interesse, o autor deve declarar, em nota final, que não foram omitidas quaisquer ligações a órgãos de financiamento, bem como a instituições comerciais ou políticas. Do mesmo modo, deve-se mencionar a instituição à qual o autor eventualmente esteja vinculado, ou que tenha colaborado na execução do estudo, evidenciando não haver quaisquer conflitos de interesse com o resultado ora apresentado. É também necessário informar que as entrevistas e experimentações envolvendo seres humanos obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica. Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.