Sistema de Gestão de Qualidade aplicado ao jornalismo: possibilidades e diretrizes

Autores

  • Josenildo Luiz Guerra

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.470

Palavras-chave:

Jornalismo, qualidade, inovação

Resumo

O artigo reflete sobre as possibilidades de desenvolvimento de um sistema de gestão e avaliação de qualidade para organizações jornalísticas. Analisa dificuldades, como ausência de métodos objetivos para aferição das características dos produtos e a falta de consenso acerca dos valores e requisitos desejáveis. E aponta desafios: construir métodos confiáveis, obter valores consensuais e gerar inovação para produtos e processos decorrentes das avaliações realizadas. Define um conceito de qualidade e propõe dois requisitos básicos, verdade e relevância. Conclui com a apresentação de uma proposta preliminar de sistema de gestão da qualidade assentada em três partes: 1) compromissos e estrutura organizacional; 2) processos de produção e 3) produtos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

28-03-2011

Como Citar

Guerra, J. L. (2011). Sistema de Gestão de Qualidade aplicado ao jornalismo: possibilidades e diretrizes. E-Compós, 13(3). https://doi.org/10.30962/ec.470

Edição

Seção

Dossiê Temático