Estudos sobre mídia, esporte e gênero no Brasil

Narrativas do futebol feminino e algumas propostas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.2714

Palavras-chave:

Comunicação e esporte, Gênero e esporte, Mídia esportiva, Futebol de mulheres, Futebol feminino

Resumo

Este artigo analisa narrativas da mídia sobre o futebol de mulheres observadas na literatura de referência da área a partir de um mapeamento que fizemos como etapa final de uma metapesquisa sobre gênero e esporte no Brasil. Nesse mapeamento, destrinchamos nove narrativas, incluindo as representações que articulam o futebol feminino ao exótico e peculiar (primeiras décadas do século 20) e a da mulher moderna, forte e ativa (1990-atual). Também propomos um conjunto de oito linhas de investigação a partir de lacunas temáticas, teóricas e empíricas que identificamos ao longo do estudo, conduzido como parte de um projeto amplo de pesquisa sobre mídia, esporte e mulheres.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Vimieiro, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Professora do Departamento de Comunicação Social (DCS) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É coordenadora do Coletivo Marta – Grupo de Pesquisa em Comunicação e Culturas Esportivas. Trabalha com estudos culturais, estudos de gênero, sociologia do esporte e estudos sobre sociedade civil.

Flaviane Rodrigues Eugênio, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Mestra e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM-UFMG), na linha Processos Comunicativos e Práticas Sociais. Graduada em Letras (Português-Inglês) e suas Literaturas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Integra o Coletivo Marta – Grupo de Pesquisa em Comunicação e Culturas Esportivas.

Olívia Luiza Pilar de Souza , Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Mestra e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM-UFMG), na linha Processos Comunicativos e Práticas Sociais. Pós-graduada em Marketing Digital pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e graduada em Comunicação Social (Jornalismo) pela mesma instituição. Integrante do Coletivo Marta – Grupo de Pesquisa em Comunicação e Culturas Esportivas.

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Publicado

31-01-2025

Como Citar

Vimieiro, A. C., Rodrigues Eugênio, F., & Pilar de Souza , O. L. (2025). Estudos sobre mídia, esporte e gênero no Brasil: Narrativas do futebol feminino e algumas propostas. E-Compós, 28. https://doi.org/10.30962/ec.2714

Edição

Seção

Artigos Originais