O ensino de cinema e a experiência do filme-carta

Autores

  • Cezar Migliorin

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.1045

Palavras-chave:

Cinema, Educação, Filme-Carta, Emancipação, Máquina

Resumo

Nesse artigo faço uma reflexão sobre os engajamentos na sala de aula em que a prática do cinema é central. Trabalho uma experiência específica que é o filme-carta. Para pensar o espaço pedagógico discuto as noções de emancipação (Jacques Rancière) e máquina (Félix Guattari) buscando entender o papel mesmo do cinema na educação. O artigo estabelece ainda um diálogo entre os filósofos franceses, Jacques Rancière e a dupla Félix Guattari e Gilles Deleuze que, apesar bases filosóficas distintas, nos ajudam a pensar a dimensão política que trazemos para o ensino e a prática do cinema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-08-2014

Como Citar

Migliorin, C. (2014). O ensino de cinema e a experiência do filme-carta. E-Compós, 17(1). https://doi.org/10.30962/ec.1045

Edição

Seção

Artigos Originais