Habilidades tecnológicas e ensino superior em jornalismo no Brasil: observação das exigências contemporâneas e seu contraste com as grades curriculares

  • Walter Teixeira Lima Júnior
  • André Rosa de Oliveira
Palavras-chave: Jornalismo, Tecnologia, Educação.

Resumo

O artigo destaca as mudanças nas rotinas de produção da notícia impetradas pela evolução tecnológica, relacionando-as com a estrutura atual dos cursos de Jornalismo. Para isso, foi realizada uma observação das disciplinas oferecidas por instituições apontadas como as melhores segundo rankings especializados. Apresenta ainda uma síntese de ideias sobre o que é preciso para formar um profissional em Jornalismo, tendo como pano de fundo o desenvolvimento de uma Teoria do Jornalismo no país e as fronteiras com as múltiplas possibilidades de atuação profissional. A partir destas premissas, aponta: o profissional que produz informação de relevância social nas tecnologias digitais conectadas está se afastando do espaço de importância e referência social, devido ao seu uso de forma doméstica.

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Publicado
11-09-2015
Como Citar
Lima Júnior, W. T., & de Oliveira, A. R. (2015). Habilidades tecnológicas e ensino superior em jornalismo no Brasil: observação das exigências contemporâneas e seu contraste com as grades curriculares. E-Compós, 18(2). https://doi.org/10.30962/ec.1117
Seção
Jornalismo