O consumo e a distinção num conto de Lima Barreto

  • João Luís Anzanello Carrascoza
Palavras-chave: Consumo. Literatura brasileira. Distinção.

Resumo

O estudo das práticas de consumo em interface com os meios de comunicação de massa vem ganhando centralidade nos últimos anos. As narrativas literárias, que materializam o imaginário social da época de sua produção, podem ser extremamente produtivas para a discussão do imbricamentos entre comunicação e consumo. Walter Benjamin, refletindo sobre o surgimento da sociedade de massa a partir de poemas de Baudelaire, inicia essa forma de acoplamento crítico. E, assim como já o fizemos em outros artigos, com clássicos da literatura brasileira e mundial, investigamos aqui, a partir do conto Um e outro, de Lima Barreto, no qual o automóvel ocupa posição nuclear na trama, aspectos do consumo como um sistema classificador, tanto quanto o discurso publicitário, que diferencia os produtos (Rocha) e distingue os indivíduos (Bourdieu).

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
27-04-2016
Como Citar
Carrascoza, J. L. A. (2016). O consumo e a distinção num conto de Lima Barreto. E-Compós, 19(1). https://doi.org/10.30962/ec.1200
Seção
Cultura