Religião no noticiário: marcas de um imaginário exclusivista no jornalismo brasileiro

  • Magali Nascimento Cunha
Palavras-chave: Notícia, Religião, Imaginário

Resumo

Este texto tem o objetivo de avaliar a forma como os diferentes grupos religiosos estão representados em matérias de mídias noticiosas do Brasil e a compreensão de religião construída e afirmada pelos produtores dessas notícias. O estudo foi guiado pela hipótese de que o noticiário enfatiza o catolicismo romano institucionalizado, alimentado pelo imaginário social de “verdadeira e válida religião”. Por meio de uma análise de conteúdo foi possível identificar, a partir de um levantamento das matérias que trataram do tema “religião”, durante o ano de 2014, no acervo da Folha de S. Paulo e do Jornal Nacional, como uma noção exclusivista de religião é construída no País a partir do noticiário.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
27-04-2016
Como Citar
Nascimento Cunha, M. (2016). Religião no noticiário: marcas de um imaginário exclusivista no jornalismo brasileiro. E-Compós, 19(1). https://doi.org/10.30962/ec.1204
Seção
Jornalismo