A revolução será memetizada: engajamento e ação coletiva nos memes dos debates eleitorais em 2014
DOI:
https://doi.org/10.30962/ec.1252Palavras-chave:
Memes. Internet e política. Eleições 2014. EngajamentoResumo
O presente artigo tem como proposta desenvolver uma reflexão sobre a relação entre engajamento político, conversação informal e ação coletiva através da brincadeira política (political play). O objetivo é compreender um tipo particular de informação política que circula nas mídias sociais, os memes de internet. Dando sequência a uma agenda de investigações mais ampla, este trabalho pretende analisar um conjunto de 73 imagens pertencentes a uma amostra original de 599 memes coletados durante o debate eleitoral transmitido pela Band, em 2014. Em comum, todas essas imagens foram publicadas no Twitter e apresentam fotografias de uma televisão que exibia o debate. Interessa-nos perceber em que medida é possível (1) qualificar essas imagens como meme político, (2) caracterizá-las como uma ação coletiva baseada na conversação informal, e (3) identificar qual é o posicionamento político predominante expresso por elas. Para dar conta dessas questões, empreendemos uma análise de conteúdo conjugada a uma avaliação qualitativa desses materiais. Os resultados apontam para a necessidade de repensarmos a conexão entre engajamento cívico e ação política a partir da perspectiva do envolvimento casual do cidadão médio com a política na internet.Downloads
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