Despertando para a cultura material: representações midiáticas do café e do chocolate na publicidade

Autores

  • Cláudia da Silva Pereira

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.1286

Palavras-chave:

Cultura material. Representações midiáticas. Publicidade.

Resumo

O objetivo do artigo é discutir, à luz das teorias antropológicas, especialmente daquelas dedicadas à análise do consumo e da cultura material como fenômenos sociais, as representações de determinadas “coisas” em suas relações com valores e práticas da cultura ocidental contemporânea – aqui, o café e o chocolate, em suas representações midiáticas na Publicidade. Para tanto, este trabalho sustenta-se em autores como Marshall Sahlins (2003) e Daniel Miller (1987), entre outros. A partir do que foi aqui analisado, reforçam-se as premissas de que “coisas” e “pessoas” constituem partes de uma mesma ontologia cultural, ligadas por lógicas que estão para além da razão prática.

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Publicado

18-05-2017

Como Citar

Pereira, C. da S. (2017). Despertando para a cultura material: representações midiáticas do café e do chocolate na publicidade. E-Compós, 20(1). https://doi.org/10.30962/ec.1286

Edição

Seção

Publicidade