Dinâmica transnacional da mídia: processos de regulação na globalização comunicacional

Autores

  • Carlo José Napolitano
  • Augusto Junior da Silva Santos

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.1306

Palavras-chave:

Mídia. Globalização. Pluralismo. Regulação.

Resumo

Este artigo visa identificar as normas jurídicas do Brasil que limitam a entrada de conteúdo midiático internacional no país e o investimento estrangeiro em veículos de comunicação nacionais. Na conjuntura da globalização, a mídia é marcada por sua dinâmica transnacional e pela formação de conglomerados globais que dominam a produção e a distribuição de bens simbólicos. Diante desse contexto, esta pesquisa exploratória evidencia que a legislação brasileira dispõe de normas que buscam assegurar espaços aos conteúdos locais, regionais e nacionais diante da expansão global, assimétrica e concentrada da indústria midiática. Apreende-se aqui que as políticas de comunicação pensadas apenas uma em dimensão nacional não contemplam adequadamente o cenário da globalização comunicacional.

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Publicado

30-08-2016

Como Citar

Napolitano, C. J., & Santos, A. J. da S. (2016). Dinâmica transnacional da mídia: processos de regulação na globalização comunicacional. E-Compós, 19(2). https://doi.org/10.30962/ec.1306

Edição

Seção

Tecnologias da Comunicação