Para pequenos grandes espectadores: a produção televisiva brasileira direcionada a crianças pequenas a partir do caso da Galinha Pintadinha
DOI:
https://doi.org/10.30962/ec.1390Palavras-chave:
Programação Infantil. Desenhos Animados. Galinha Pintadinha.Resumo
A programação televisiva para crianças vem ganhando contornos de superprodução recentemente, quando espaços como o YouTube abrem novas possibilidades de consumo audiovisual. No Brasil, é possível apontar diversas estratégias desenvolvidas pelas empresas que gerenciam esses conteúdos de forma a atrair um número cada vez maior de público, o que vem reconfigurando todo o circuito comunicativo desse conteúdo. O artigo faz um breve histórico da presença dos desenhos na televisão, com destaque para o contexto brasileiro, e analisa as estratégias de veiculação de um dos mais famosos desenhos brasileiros direcionados a crianças com até 3 anos: a Galinha Pintadinha. Com isso, foi possível entender a complexificação do circuito que envolve esse tipo de conteúdo e a maneira com a qual novas plataformas, como o YouTube, ajudam a reconfigurar o lugar dos conteúdos audiovisuais infantis.
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