Desperately guarding borders: media globalization, ‘cultural imperialism’ and the rise of ‘Asia’

  • Ien Ang
Palavras-chave: TV por satélite, Identidade asiática, Globalização midiática

Resumo

Este artigo explora a mobilização de um conceito de ‘asiedade’ (‘Asianness’) dentro do contexto da emergência de uma indústria de TV por satélite, dominada pelo ocidente naquela região no início dos anos 90. Enquanto muitos governos asiáticos responderam às ansiedades resultantes dos desafios trazidos por este processo de globalização midiática projetando uma identidade cultural asiática comum, empresas privadas, como a Star TV de Murdoch, têm capitalizado em cima das diferenças culturais intraasiáticas para conquistarem este enorme mercado. O artigo descreve algumas das maneiras nas quais os discursos do ‘imperialismo cultural’ e do ‘choque de civilizações’ têm sido utilizadas na luta por uma identidade nacional e pela sobrevivência num mundo marcado pelo fluxo contínuo de mídia, capital, pessoas e idéias.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Ang, I. (2007). Desperately guarding borders: media globalization, ‘cultural imperialism’ and the rise of ‘Asia’. E-Compós, 8. https://doi.org/10.30962/ec.140
Edição
Seção
Dossiê Temático