Sentidos à flor da pele – dos processos interacionais na sociedade das sensações

Autores

  • Kati Caetano Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens (PPGCom) da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e coordenadora da linha de pesquisa “Processos Mediáticos e Práticas Comunicacionais”.

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.1569

Palavras-chave:

Relações interacionais. Cognitivo e Sensível. “Murmures Déchirés”.

Resumo

Condição originária da estética, a estesia não se reduz à mera sensação, que impregna a sociedade "excitada" de nossos tempos. Esse tênue limite entre estar contaminado estesicamente no gozo de uma experiência estética e estar submetido, euforicamente, às convocações sensoriais que nos envia a sociedade do consumo, em cujo seio a atenção e a emoção convertem-se em valores capitais, coloca em disputa (teórica) os autores que abordam a estética e a estesia. Buscamos refletir sobre esse fenômeno, articulando abordagens que focalizam a experiência sensível no contexto de certas interações comunicacionais, examinando-o sobretudo no vídeo Murmures Déchirés, de Françoise Biernaux.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kati Caetano, Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens (PPGCom) da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e coordenadora da linha de pesquisa “Processos Mediáticos e Práticas Comunicacionais”.

Possui Graduação em Letras Inglês Espanhol e Português pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Preto, atual IBILCE/UNESP (1972), Sou Mestre em Lingüística pela Universidade de São Paulo (1982) e Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (1991). Tenho pós-doutorado em Semiótica pela Université de Liège e Groupe de Recherches Sémiotiques da EHESS, de Paris, França, realizado no biênio 1993-94, e na École Normale Supérieure de Lyon e Université de Paris VII, Paris, no biênio 2002-2003. Sou professora titular aposentada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e professora titular do Mestrado em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná. Minha experiência atual é na área de Comunicação, com ênfase em Análise de Linguagens Midiáticas, com pesquisa, produção e docência principalmente nos seguintes temas: comunicação visual, estética das mídias, estratégias sensíveis na produção de sentido nas mídias, análise da imagem (com ênfase na fotografia de jornalismo). Coordeno um grupo de pesquisas interinstitucional voltado para o estudo dos usos e interfaces das imagens nas mídias, que integra projetos de jornalismo, publicidade e experiências estéticas com imagens, em meios impressos ou eletrônicos.

Downloads

Publicado

21-12-2018

Como Citar

Caetano, K. (2018). Sentidos à flor da pele – dos processos interacionais na sociedade das sensações. E-Compós, 22(1). https://doi.org/10.30962/ec.1569

Edição

Seção

Artigos Originais