Ética, liberdade de expressão e discurso de ódio de gênero em sites de redes sociais

Palavras-chave: Discurso de ódio. Ética. Gênero. Liberdade de expressão.

Resumo

O debate sobre o discurso de ódio e questões de gênero representam uma temática fértil para a discussão sobre as dinâmicas comunicacionais e éticas nos sites de redes sociais (SRS). Este artigo busca: 1º) entender o que é o discurso de ódio de gênero e a sua midiatização em SRS; 2º) analisar como se dá a produção, circulação e o consumo desse tipo de discurso nos SRS; e, 3º) discutir os limites entre a liberdade de expressão e a defesa de valores democráticos. Para a elaboração da pesquisa empírica trabalhamos com quatro sites de redes sociais Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Do ponto de vista metodológico, nos apoiamos na hermenêutica de profundidade proposta por J. B. Thompson.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Peres-Neto, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

Luiz Peres Neto é doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidad Autónoma de Barcelona (Espanha) e professor titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo (PPGCOM) da ESPM-SP.

Gabriela Agostinho Pereira, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

Mestra em Comunicação e Práticas de Consumo pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo (PPGCOM) da ESPM-SP.

Publicado
30-09-2019
Como Citar
Peres-Neto, L., & Agostinho Pereira, G. (2019). Ética, liberdade de expressão e discurso de ódio de gênero em sites de redes sociais. E-Compós, 22(1). https://doi.org/10.30962/ec.1593
Seção
Artigos Originais