Empreendedorismo para Migrantes:

relações entre gastronomia, consumo cultural e economia criativa

Autores

  • Sofia Cavalcanti Zanforlin International Association of Media and Communication Research, IAMCR
  • Renata Maria do Amaral Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.1647

Palavras-chave:

Migração. Empreendedorismo. Consumo Cultural.

Resumo

Este artigo analisa o projeto Raízes na Cozinha, desenvolvido em São Paulo em 2017 pela ONG Migraflix, a partir de observação participante, entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários. O projeto capacitou migrantes a se tornar empreendedores vendendo comida de seus países de origem. O objetivo do artigo é discutir a experiência por dois vieses: a análise da gastronomia como experiência cosmopolita e promoção do consumo cultural e a problematização do empreendedorismo social como meio de integração econômica à sociedade, com ênfase na economia criativa. A midiatização perpassa o projeto pois, na economia da cultura, os migrantes precisam, além de ser empresas, ser mídias de si mesmos.

 

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Biografia do Autor

Sofia Cavalcanti Zanforlin, International Association of Media and Communication Research, IAMCR

Professora do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutora em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011), mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (2004) e graduada em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (2001). Autora dos livros Etnopaisajes en las Metrópolis Brasileñas - migración, comunicación y sentimiento de pertenencia (Editorial UOC, 2016), resultado da pesquisa de doutorado, e Rupturas Possíveis: Representação e Cotidiano na série televisiva Os Assumidos (Queer as Folk), (Editora Annablume, 2005), resultado da pesquisa de mestrado.  Pesquisadora associada do NIEM - Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios (UFRJ). Coordenadora do Grupo de Trabalho - Diaspora and Media - do International Association of Media and Communication Research, IAMCR. Desenvolve pesquisas com interface entre a episteme comunicacional, migrações e diásporas contemporâneas, trocas e experiências entre culturas local e global. Comunicação intercultural, negociação de pertencimentos, cidadania, e as interferências culturais no espaço urbano. Usos e apropriações das Tecnologias de Informação e Comunicação, as TICs, e produção de discursos, contra-discursos e resistências; mediações interpessoais e transnacionais. Consumo cultural, cosmopolitismos e construção dialógica de diversidades. 

Renata Maria do Amaral, Universidade Federal de Pernambuco

Jornalista da UFPE, doutora em Comunicação pela UFPE

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Publicado

31-08-2019

Como Citar

Zanforlin, S. C., & do Amaral, R. M. (2019). Empreendedorismo para Migrantes:: relações entre gastronomia, consumo cultural e economia criativa. E-Compós, 22(1). https://doi.org/10.30962/ec.1647

Edição

Seção

Artigos Originais