Consumo, cenários comunicacionais e subjetividades juvenis

Autores

  • Rose de Melo Rocha
  • Josimey Costa da Silva

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.168

Palavras-chave:

Comunicação, Consumo, Juventude

Resumo

Esta comunicação articula reflexões das pesquisas "Imagens limiares e visualidades juvenis: imagética do consumo", sediada na ESPM/SP, e “Imagens de presença e de ausência: sentidos midiáticos da subjetividade juvenil”, sediada na UFRN. O consumo é referência de uma epistemologia dos processos comunicacionais/midiáticos apoiada em investigações multimetodológicas. Buscam-se critérios para pensá-lo como sistema midiático com implicações em processos materiais e produtivos, e também como regime afetual, dinâmica estésica e estética de produção de sentido vinculado a dimensões simbólicas. São investigadas práticas de consumo dirigidas ao corpo e relevantes nos processos de subjetivação de jovens urbanos tanto pela reprodução de padrões como pela criação de novas formas de apropriação de bens simbólicos.

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Como Citar

Rocha, R. de M., & da Silva, J. C. (2007). Consumo, cenários comunicacionais e subjetividades juvenis. E-Compós, 9. https://doi.org/10.30962/ec.168

Edição

Seção

Artigos Originais