Teoria social, realidade empírica e habitus:

gênero e classe articulados como conceitos analíticos na recepção

Autores

  • Milena Freire de Oliveira-Cruz Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.1795

Palavras-chave:

Habitus de classe. Habitus de gênero. Estudos de recepção.

Resumo

O artigo situa-se no âmbito dos estudos de recepção e propõe a sistematização dos conceitos de classe e gênero como categorias analíticas. A partir de uma pesquisa realizada com mulheres da classe trabalhadora, refletimos sobre a formulação teórica e analítica de um objeto de estudo a partir da teoria social de Bourdieu e das perspectivas de Martin-Barbero e García Canclini. A fim de exemplificar a operacionalização do habitus em um estudo de recepção e consumo midiático, apresentamos o traçado teórico-metodológico de nosso estudo, através do que denominamos “esquemas analíticos”, que nos permitiram articular a teoria com o contexto social e a posição de classe e de gênero das entrevistadas.

 

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Biografia do Autor

Milena Freire de Oliveira-Cruz, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria, Professora do Departamento de Ciências da Comunicação e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

08-04-2020

Como Citar

de Oliveira-Cruz, M. F. (2020). Teoria social, realidade empírica e habitus:: gênero e classe articulados como conceitos analíticos na recepção. E-Compós, 23. https://doi.org/10.30962/ec.1795

Edição

Seção

Artigos Originais