Política no Facebook

Emergência de novos padrões de compartilhamento de notícias em tempos de crise

Palavras-chave: Compartilhamento online de notícias, Facebook, Esfera Pública

Resumo

Este artigo investiga, mediante análise de conteúdo de uma semana construída de 2016 (n = 459), os padrões de compartilhamento de notícias em páginas do Facebook de dois periódicos de Fortaleza (O Povo Online e Tribuna do Ceará). Os resultados mostram que, em tal período de aguda crise política, os padrões de compartilhamento encontrados divergem parcialmente do que estudos anteriores têm sugerido. Diante disso, duas explicações se mostram possíveis: (1) os padrões em questão podem ser afetados por períodos de crise política e (2) são suscetíveis aos contextos sociopolíticos.  Limitações do trabalho e indicações para pesquisas futuras são discutidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diógenes Lycarião, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adjunto do Curso de Jornalismo do Instituto de Arte e Cultura da Universidade Federal do Ceará – ICA-UFC. Pesquisador Permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC. Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa em Política, Opinião Pública e Comunicação – GRUPPOCOM.

Ana Beatriz Leite, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará na linha de Mídia e Práticas Socioculturais. Bacharela em Jornalismo pela mesma universidade.

Referências

ALBUQUERQUE, Afonso de. Media/politics connections: beyond political parallelism. Media, Culture & Society, v. 35, n. 6, p. 742-758, 2013.

______. Um outro quarto poder: jornalismo e compromisso político no Brasil. Contracampo (UFF), Rio de Janeiro, v. 4, p. 23-57, 2000. Disponível em <http://www.contracampo.uff.br/index.php/revista/article/view/414/201>. Acesso em: 21 de fev. 2018.

______. On Models and Margins: Comparative Media Models Viewed from a Brazilian Perspective. In: HALLIN, Daniel C.; MANCINI, Paolo. (Org.). Comparing Media Systems Beyond Western World. Cambridge: Cambridge University Press, 2011. p. 72-95.

ANDERSON, Chris W.; BELL, Emily; SHIRKY, Clay. Jornalismo pós-industrial: adaptação aos novos tempos. Revista de Jornalismo ESPM, São Paulo, Ano 2, n. 5, abr./jun. 2013.

BUCHER, Taina. Want to be on the top? Algorithmic power and the threat of invisibility on Facebook. New Media & Society, v. 14, n.7, p. 1164-1180, 2012.

CHRISTIN, Angèle. “Sex, Scandals and Celebrities”? Exploring the Determinants of Popularity in Online News. About Jornalism, v. 4, n. 2, p. 28-47, 2015.

EILDERS, Christiane. News factors and news decisions: Theoretical and methodological advences in Germany. Communications, v. 31, n. 1, p. 5-25, 2006. https://doi.org/10.1515/COMMUN.2006.002

FERNANDES, Mario Luiz. A proximidade como critério de noticiabilidade: a força da notícia local. Critérios de noticiabilidade: problemas conceituais e aplicações. Florianópolis: Insular, 2014.

FRANCISCATO, Carlos Eduardo. Limites teóricos e metodológicos nos estudos sobre a noticiabilidade. Critérios de noticiabilidade: problemas conceituais e aplicações. Florianópolis: Insular, 2014.

GOMES, Wilson. Audioesfera política e visibilidade pública: os atores políticos no Jornal Nacional. In: GOMES, Itania M. M. (Org.). Televisão e realidade. Salvador: EDUFBA, 2009. p. 175-222.

HERMIDA, Alfred. Tell everyone: why we share and why it matters. Doubleday Canada: Toronto, 2014.

IHM, Jennifer; KIM, Eun-Mee. The hidden side of news diffusion: Understanding online news sharing as an interpersonal behavior. New Media & Society, v. 20, n.11, p. 4346-4365, 2018.

KÜMPEL, Anna Sophie; KARNOWSKI, Veronika; KEYLING, Till. News sharing in social media: A review of current research on news sharing users, content, and networks. Social Media+ Society, v. 1, n. 2, p. 1-14, 2015.

LYCARIÃO, Diógenes; SANTOS, Marcelo Alves dos. Bridging semantic and social network analyses: the case of the hashtag #precisamosfalarsobreaborto (we need to talk about abortion) on Twitter. Information, Communication & Society, v. 20, n. 3, p. 368-385, 2016.

LYCARIAO, Diógenes; MAGALHAES, Eleonora; ALBUQUERQUE, Afonso de. Noticiário “objetivo” em liquidação: a decadência do padrão “catch-all” na mídia comercial. Revista Famecos, v. 25. n. 2, p. 01-19, 2018.

MASSUCHIN, Michele Goulart. Eleições 2016 nas fanpages dos jornais regionais: o Facebook como espaço de distribuição e visibilidade das notícias sobre a campanha eleitoral. Revista Contracampo, v.37, n. 2, p. 109-131, 2018.

PERDOMO, Victor García; SALAVERRÍA, Ramón; KILGO, Danielle K.; HARLOW, Summer. To Share or Not to Share: The Influence of News Values and Topics on Popular Social Media Content in the United States, Brazil, and Argentina. Journalism Studies, v. 19, n. 8, 2017.

POLICOMM, Network. Livro de Códigos: Critérios de noticiabilidade: o que as notícias mais compartilhadas têm em comum? 2017. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/0B0PYCjftqmBYT3VwM1Fzb2VNYzg/view?usp=sharing>. Acesso em: 22 de jan. 2020.

RIFFE, Daniel; AUST, Charles F; LACY, Stephen R. The Effectiveness of Random, Consecutive Day and Constructed Week Sampling in Newspaper Content Analysis. Journalism & Mass Communication Quarterly, 1993.

SANTOS, Marcelo Alves dos; LYCARIÃO, Diógenes; AQUINO, Jakson A. de. The virtuous cycle of news sharing on Facebook: Effects of platform affordances and journalistic routines on news sharing. New Media & Society, v. 21, p. 398-418, 2019.

SAMPAIO, Rafael; LYCARIÃO, Diógenes. Eu quero acreditar! Da importância, formas de uso e limites dos testes de confiabilidade na Análise de Conteúdo (AC). Revista de Sociologia e Política, v. 26, n. 66, p. 31-47, 2018.

SINGER Jane B. The metro wide Web: Changes in newspapers' gatekeeping role online. Journalism & Mass Communication Quarterly, v. 78, n. 1, p. 65-80, 2001.

TRILLING, Damian; TOLOCHKO, Petro; BURSCHER, Björn. From Newsworthiness to Shareworthiness: How to Predict News Sharing Based on Article Characteristics. Journalism & Mass Communication Quarterly, 2016.

VALENZUELA, Sebastián; PIÑA, Martina; RAMÍREZ, Josefina. Behavioral Effects of Framing on Social Media Users: How Conflict, Economic, Human Interest, and Morality Frames Drive News Sharing. Journal of Communication, v. 67, n. 5, p. 803-826, 2017.

WEBER, Patrick. Discussions in the comments section: Factors influencing participation and interactivity in online newspapers’ reader comments. New Media & Society, v. 16, n. 6, p. 941-957, 2014.

Publicado
24-01-2020
Como Citar
Lycarião, D., & Leite, A. B. (2020). Política no Facebook. E-Compós, 23. https://doi.org/10.30962/ec.1821
Seção
Artigos Originais