Editorial: Transformações na comunicação científica
DOI:
https://doi.org/10.30962/ec.1852Palavras-chave:
editorial, comunicação científica, ciência abertaDownloads
Referências
ALBAGLI, Sarita. Ciência Aberta: movimento de movimentos. In: SHINTAKU,Milton; SALES, Luana (Org.). Ciência aberta para editores científicos. Botucatu,SP: ABEC, 2019.
APPEL, André. Plataformas e infraestruturas no contexto da pesquisa científica.In: SHINTAKU, Milton; SALES, Luana (Org.). Ciência aberta para editorescientíficos. Botucatu, SP: ABEC, 2019.
CRANE, Diana. The Gatekeepers of Science: Some factors affecting the selection of articles for scientific journals. The American Sociologist, v. 2, n. 4, p. 195-201,nov. 1967.
KRAMER, B.; BOSMAN, J. 101 Innovations in Scholarly Communication.Innovations in Scholarly Communication. 2018. Disponível em: <https://101innovations.wordpress.com>. Acesso em: 02 de Novembro de 2019.
KRONK, Henri. What Is ‘Open?’ Openwashing and the Half-Truths About Openness – Henry Kronk, eLearning Inside. Elearning Inside. 2018. Disponível em: <https://news.elearninginside.com/open-openwashing-half-truthsopenness/>. Acesso em: 02 de Novembro de 2019.
LARIVIÈRE, Vincent; HAUSTEIN, Stefanie; MONGEON, Philippe. The oligopoly of academic publishers in the digital era. PloS ONE, v. 10, n. 6, p. e0127502, 2015.
OLIVEIRA, Thaiane. As políticas científicas na era do conhecimento: uma análise de conjuntura sobre o ecossistema científico global. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 24, n. 1, p. 191-215, jan./mar. 2019.
SALES, Luana; SHINTAKU, Milton. A Ciência Aberta e a necessidade de novos modelos de Publicação. In: SHINTAKU, Milton; SALES, Luana (Org.). Ciência aberta para editores científicos. Botucatu, SP: ABEC, 2019.
WILSDON, James. The Metric Tide: Independent Review of the Role of Metrics in Research assessment and management. London: Sage, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Autoria
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Ao submeter um artigo para publicação na Revista E-Compós, o autor concorda com os seguintes termos: 1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento. 2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista. 3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original. 4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Conflitos de interesse e ética de pesquisa
Caso a pesquisa desenvolvida ou a publicação do artigo possam gerar dúvidas quanto a potenciais conflitos de interesse, o autor deve declarar, em nota final, que não foram omitidas quaisquer ligações a órgãos de financiamento, bem como a instituições comerciais ou políticas. Do mesmo modo, deve-se mencionar a instituição à qual o autor eventualmente esteja vinculado, ou que tenha colaborado na execução do estudo, evidenciando não haver quaisquer conflitos de interesse com o resultado ora apresentado. É também necessário informar que as entrevistas e experimentações envolvendo seres humanos obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica. Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.