An ethnographic approach to the reception of telenovelas: some reflections on research methods
DOI:
https://doi.org/10.30962/ec.190Palavras-chave:
Telenovelas, Estudos de recepção, Audiência, Vida cotidiana, EtnografiaResumo
As telenovelas brasileiras são transmitidas pelo Brasil em horário nobre, seis dias na semana. Elas atraem, diariamente, uma audiência de mais de quarenta milhões de expectadores. Elas também atraem milhões de dólares em receita de publicidade, além de promover uma gama de produtos e desejos que são disponibilizados para milhões de expectadores. Diversos estudos de recepção de telenovelas brasileiras têm considerado as reações e interpretações das tramas apresentadas. Tendo decidido pesquisar o impacto destes programas nas vidas das pessoas, eu fui confrontada com uma questão crucial: como proceder para obter informações qualitativas sobre a recepção das telenovelas? Neste artigo, eu discuto e reflito sobre algumas questões metodológicas com as quais eu tive de lidar durante o meu processo de pesquisa. Eu argumento que uma análise completa da recepção dos expectadores de telenovelas deve levar em conta a maneira como elas são integradas e implicadas dentro de outras mídias e de eventos da vida cotidiana. O campo de trabalho etnográfico torna esta perspectiva possível.Downloads
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