Derivação Narrativa na Ficção Seriada Televisiva
examinando spin-offs, a partir de Once Upon a Time
DOI:
https://doi.org/10.30962/ecomps.2945Palavras-chave:
Spin-Off, Ficção seriada televisiva, Derivação Narrativa, Cânone, Once Upon a TimeResumo
Examinaremos obras de spin-off, especialmente nas lógicas textuais de derivação narrativa de obras-matriz. Em perspectiva poética e narratológica, enfatizamos as operações intertextuais, assim como a pragmática que articula as relações entre estruturas textuais e horizontes de leitura dessas obras. Valorizamos na análise desses produtos a dialética entre “vagueza” e “coerência”: na primeira, identificamos aquilo que as obras-matriz ocultam como potencial de intriga; na segunda, identificamos a ancoragem das obras derivadas às obras-matriz. Analisamos o funcionamento dessas estratégias de derivação textual na primeira temporada de Once Upon a Time.
Downloads
Referências
BARBIERI, D. Tempo e serialità I confini della narratività nel comic book americano di supereroi. XVIII CONSEGNO DELL’ASSOCIAZIONE ITALIA¬NA DI STUDI SEMIOTICI. out. 1990, Montecatini, out. 1990.
BARONI, R. La Tension Narrative: suspense, curiosité et surprise. Paris: Seuil, 2007.
BARONI, R.; JOST, F. (orgs.) Répenser le récit avec les series televises. Télévision, Paris, v. 7, p. 9-12, 2016.
BARONI, R.; REVAZ F. (orgs.). Narrative Sequence in Contemporary Narratology. Columbus: Ohio University Press, 2016.
BARTHES, R. Introduction à l’analyse structurale du récit”. Communications, v. 8, Paris, p. 1-27, 1966.
BARTHES, R. As sucessões de ações. In: A Aventura Semiológica. Trad. Mario Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2001. p. 153-168.
BUTLER, J. Television Style. New York: Routledge, 2013.
CALABRESE, O. A idade Neobarroca. Lisboa: Edições 70, 1999.
CAPRETTINI, G.; ECO, U. Enciclopédia Einaudi, v. 31, Signo. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1994.
ECO, U. Lector in Fabula. Milano: Bompiani, 1979.
ECO, U. Innovation and Repetition: between modern and post-modern aesthetics. Daedalus, v. 114, n. 4, p. 161-184, 1985.
ECO, U. I Limiti della Interpretazione. Milano: Bompiani, 1989.
ECO, U. Six Walks in the Fictional Woods. Cambridge: Harvard University Press, 1994.
ESQUENAZI, J. P. Les Séries Televisés: l’avenir du cinéma? Paris: Armand Colin, 2014.
ESQUENAZI, J. P. Éléments pour l’Analyse des Séries. Paris: L’Harmattan, 2017.
GENETTE, G. Discurso da Narrativa. Lisboa: Vega, 1995.
GREIMAS, A.J.; COURTÉS, J. Sémiotique: Dictionaire raisoné de la théorie du langage, Paris: Hachette, 1979;
INGARDEN, R. The Literary Work of Art. Evanston: Northwestern University Press, 1973.
ISER, W. The Implied Reader: patterns of communication in prose fiction form Bunyan to Beckett. Baltmore: Johns Hopkins University Press, 1974.
ISER, W. The Act of Reading: a theory of aesthetic response. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 1978.
JAUSS, H. R. Pour une Esthétique de La Réception. Paris: Gallimard, 1978.
KERMODE, F. The Sense of an Ending. Oxford: Oxford University Press, 2000.
MITTELL, J. Genre and Television: from cop shows to cartoons in American culture. London: Routledge, 2004.
MITTELL, J. Complex TV: the poetics of contemporary television storytelling. New York: NYU Press, 2015.
NEWMAN, M. From Beats to Arcs: towards a poetics of television narrative. The Velvet Light Trap, v. 58, p. 16-28, 2006.
PEACOCK, S.; JACOBS (orgs.). Television Style and Aesthetics. London: Bloombury, 2013.
PICADO, B. Estilo e Aspecto: inflexões estilísticas na mise-en-scène da obra seriada televisiva de Aaron Sorkin. Aniki: revista portuguesa da imagem em movimento, v. 6, n. 1, p. 82-106, 2019.
PICADO, B. Dois Dogmas da Poética do Storytelling Televisual: transcendência culturalista e imanência mediática em Jason Mittell. Contemporanea, v. 18, p. 25-46, 2020.
ROCHA, S. M. O Estilo Televisivo e sua Pertinência para a TV como Prática Cultural. Florianópolis: Insular, 2016.
ROCHA, S. M.; FERRARAZ, R. (org.). Análise da Ficção Televisiva. Florianopolis: Insular, 2019.
STERNBERG, M. Expositional Modes and Temporal Ordering in Fiction. Bloomington: Indiana University Press, 1978.
TEIXEIRA, J. S. O cânone dos quadrinhos. RUA: Revista Universitária do Audiovisual, 55, 2012. Disponível em: https://www.rua.ufscar.br/o-canone-nos-comics/. Acesso em: 20 set. 2023.
TEIXEIRA, J. S. Formação dos subcampos dos comics norte-americanos. In: Bourdieu e os estudos de mídia: campo trajetória e autoria. Salvador: Edufba, 2014. p. 81-98.
TEIXEIRA, J. S. A Construção em Teia do Universo Cinemático da Marvel. 240 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019.
TEIXEIRA, J. S.; SOUZA, M. C. J. Princípios e recursos da continuidade narrativa na serialidade dos comics de super-heróis. Fronteiras: estudos midiáticos, v. 21, n. 3, p. 130-141, 2019.
THON, J.N. Converging Worlds: from transmedial storyworlds to transmedial universes. Storyworlds: a journal of narrative studies, v. 7, n. 2, p. 21-53, 2009.
TOMACHEVSKI, B. Temática. In: Teoria da Literatura: formalistas russos. Porto Alegre: Globo, 1970. p. 169-204.
VAZ, Priscila Mana. Contos de Fada em Spin Off: expansão e contração de mundos ficcionais em O Sítio do Picapau Amarelo e Once Upon a Time. 193 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal Fluminense, 2023.
VIEIRA, M. V. B. Origem do drama seriado contemporâneo. Matrizes, v. 9, n. 1, p. 127-143, 2015.
VOLLI, U. Manual de Semiótica. Trad. Sylvia Debetto Reis. São Paulo: Loyola, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Benjamim Picado, João Senna Teixeira, Priscila Mana Vaz
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Autoria
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Ao submeter um artigo para publicação na Revista E-Compós, o autor concorda com os seguintes termos: 1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento. 2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista. 3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original. 4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Conflitos de interesse e ética de pesquisa
Caso a pesquisa desenvolvida ou a publicação do artigo possam gerar dúvidas quanto a potenciais conflitos de interesse, o autor deve declarar, em nota final, que não foram omitidas quaisquer ligações a órgãos de financiamento, bem como a instituições comerciais ou políticas. Do mesmo modo, deve-se mencionar a instituição à qual o autor eventualmente esteja vinculado, ou que tenha colaborado na execução do estudo, evidenciando não haver quaisquer conflitos de interesse com o resultado ora apresentado. É também necessário informar que as entrevistas e experimentações envolvendo seres humanos obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica. Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.