Google Notícias Destaques e empresas jornalísticas
disputas discursivas sobre a sustentabilidade do jornalismo
DOI:
https://doi.org/10.30962/ecomps.2977Palavras-chave:
Google News, Jornalismo, SustentabilidadeResumo
Desde 2020, jornais brasileiros aderiram ao Google Showcase, um novo serviço que remunera mensalmente empresas jornalísticas parceiras. Este artigo tem por objetivo realizar uma análise das relações entre Alphabet-Google e os meios noticiosos, buscando compreender como a plataforma se posiciona discursivamente em relação ao campo jornalístico. Para isso, resgata aspectos históricos do Google Notícias, faz um levantamento das declarações públicas do Google e dos parceiros do Showcase, e uma análise argumentativa do discurso (Amossy, 2020). Os resultados evidenciam que, sob o véu da inovação, o serviço tenta escamotear a assimetria de poder existente entre plataformas e meios jornalísticos.
Downloads
Referências
A TRIBUNA AGORA está no Google Notícias. A Tribuna, on-line, 28 maio 2021. Disponível em: <https://www.atribuna.com.br/cidades/geral/a-tribuna-agora-esta-no-google-noticias>. Acesso em: 10 out. 2022.
AFP. Justiça europeia confirma multa bilionária ao Google. Folha de S.Paulo, São Paulo [on-line], 10 nov. 2021. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/tec/2021/11/justica-europeia-confirma-multa-bilionaria-ao-google-em-discussao-sobre-monopolio.shtml>. Acesso em: 4 out. 2022.
ALLOA, E.; SOUFRON, J. B. Introduction. Esprit, on-line, v. 5, p. 31-35, 2019.
AMOSSY. R. A argumentação no discurso. Tradução de Eduardo Lopes Piris. São Paulo: Contexto, 2020.
BHARAT, K. Google News and the Coverage of Bin Laden. Google News Blog, on-line, 6 maio 2011. Disponível em: <https://news.googleblog.com/2011/05/google-news-and-coverage-of-bin-laden.html>. Acesso em: 4 jun. 2024.
BOURDIEU, P. Les rites comme actes d’institution. Actes de la Recherche en Sciences Sociales, v. 43, p. 58-63, jun. 1982.
CÁDIMA, F. R. A Google, o sistema de media e a agregação de informação. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 36, n. 1, p. 19-37, jan.-jun. 2013.
CARLSON, M. Order Versus Access: News Search Engines and the Challenge to Traditional Journalistic Roles. Media, Culture & Society, on-line, v. 29, n. 6, p. 1014-1030, 2007.
______. Automating Judgment? Algorithmic Judgment, News Knowledge, and Journalistic Professionalism. New Media & Society, on-line, v. 20, n. 5, p. 1755–1772, 2018.
CHARTRON, G.; REBILLARD, F. Modèles de publication sur le web: rapport d’activités AS-CNRS103. Jul. 2004. Disponível em : <https://archivesic.ccsd.cnrs.fr/sic_00001159/document>. Acesso em: 4 jun. 2024.
COBOS, T. L. Origin and Weight of News Media Outlets Indexed on Google News: an Exploration of the Editions from Brazil, Colombia, and Mexico. Brazilian Journalism Research, v. 1, n. 17, p. 28-63, 2021. Disponível em : <https://doi.org/10.25200/BJR.v17n1.2021.1331>. Acesso em: 4 jun. 2024.
COELHO, F. Como o Google apoia o jornalismo e ajuda os brasileiros a acessar informações relevantes. Blog do Google Brasil, on-line, 18 abr. 2022a. Disponível em: <https://blog.google/intl/pt-br/novidades/iniciativas/apoiando-o-jornalismo/>. Acesso em: 4 jun. 2024.
______. Mais de 100 publicações agora fazem parte do Google Destaques no Brasil. Blog do Google Brasil, on-line, 1 jun. 2022b. Disponível em: <https://blog.google/intl/pt-br/novidades/iniciativas/google-destaques-brasil-100/>. Acesso em: 4 jun. 2024.
COX, A. Descubra notícias locais com o Google Destaques. Blog do Google Brasil, on-line, 10 fev. 2022. Disponível em: <https://blog.google/intl/pt-br/novidades/iniciativas/descubra-noticias-locais-com-o-google-destaques/>. Acesso em: 12 out. 2022.
DA SILVEIRA, S. A. A hipótese do colonialismo de dados e neoliberalismo. In: DA SILVEIRA, S. A.; SOUZA, J.; CASSINO, J. F. Colonialismo de dados: como opera a trincheira algorítmica na guerra neoliberal. São Paulo: Autonomia Literária, 2021. p. 32-50.
DE LIMA SANTOS, M. F., MESQUITA, L. In a Search for Sustainability: Digitalization and Its Influence on Business Models in Latin America. In: SALAVERRÍA, R. ; DE LIMA SANTOS, M. F. Journalism, Data and Technology in Latin America. Switzerland: Palgrave Macmillan Cham, 2021. p. 55-96.
DIRETIVA UE 2019/790 DO Parlamento Europeu e do Conselho. Jornal oficial da União Europeia, on-line, 17 abr. 2019. Estrasburgo: Parlamento Europeu. Disponível em: <https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:32019L0790&from=SL>. Acesso em: 14 jun. 2024.
ELIAS, N. La dynamique de l’Occident. Paris: Calmann-Lévy, [1969] 1975.
ESPADA, A. Impact of the COVID-19 Pandemic on Media Sustainability in Latin America: Changes and Transformations in The Production Models, Sources of Income, and Products of Latin American Media. Paris; Montevideo: UNESCO, 2021.
ESPER, O. The Facts about our Position on French Copyright Proposals. Google Europe Blog, on-line, 18 out. 2012. Disponível em: <https://europe.googleblog.com/2012/10/the-facts-about-our-position-on-french.html>. Acesso em: 4 out. 2022.
FABERNOVEL. GAFAnomics, New Economy, New Rules. 2014. Disponível em: <https://innovate.fabernovel.com/work/study-gafanomics-new-economy-new-rules/>. Acesso em: 14 jun. 2024.
FARIA, J. R. Google celebra sucesso da ferramenta Destaques no Brasil. Estado de Minas, on-line, 26 jul. 2021. Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/tecnologia/ 2021/07/26/interna_tecnologia,1290067/google-celebra-sucesso-da-ferramenta-destaques-no-brasil.shtml#:~:text=Embalada%20por%20um%20investimento%20de,os%20ve%C3%ADculos%20produtores%20de%20not%C3% ADcias> . Acesso em: 17 jun. 2024.
FIGARO, R.; NONATO, C.; KINOSHITA J. Jornalistas em arranjos econômicos independentes de corporações de mídia: métodos e análises iniciais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 40., 2017, Curitiba. Anais... Curitiba: Intercom, 2017. p. 1-15. Disponível em: <https://www.portalintercom.org.br/anais/nacional2017/resumos/R12-0420-1.pdf>. Acesso em: 4 jun. 2024.
FORNES, A. Destaques: nosso investimento de US$ 1 bilhão no jornalismo. Google Official Blog, on-line, 2020. Disponível em: <https://blog.google/intl/pt-br/novidades/iniciativas/destaques-nosso-investimento-de-us-1/>. Acesso em: 17 jun. 2024.
______. Google News Showcase Launches in Colombia. Google Official Blog, on-line, 2021. Disponível em: <https://www.googblogs.com/google-news-showcase-launches-in-colombia/>. Acesso em : 4 jun. 2024.
FOUCAULT, M. L’ordre du discours. Paris: Editions Gallimard, 1971.
GOMEZ-MEJIA, G.; NICEY, J.; VAEZI, S. Questioner les pouvoirs editoriaux de Google. Communication & Langages, on-line, v. 2, n. 188, p. 23-43, 2016. Disponível em: <https://www.cairn.info/revue-communication-et-langages1-2016-2-page-23.htm?contenu=resume>. Acesso em: 4 jun. 2024.
GOOGLE NEWS LANÇA Destaques, com notícias selecionadas pelos veículos. Folha de S.Paulo, São Paulo [on-line], 1 out. 2020. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/poder/2020/10/google-news-lanca-destaques-com-noticias-selecionadas-pelos-veiculos.shtml>. Acesso em: 10 out. 2020.
HILSENBECK FILHO, A. M.; MACIEL, D. E. F.; DE OLIVEIRA, T. B. Jornalismo por projetos? Cidadania, engajamento e novos modelos produtivos nas redes digitais. Revista Contemporânea Comunicação e Cultura, on-line, v. 14, n. 1, p. 72-88, 2016. DOI: 10.9771/contemporanea.v14i1.14174.
JACINTO, G. A. D.; PAES, P. S. Do impresso ao audiovisual: rotinas produtivas, formatos e modelos de negócio no Diário de Pernambuco e Jornal do Commercio. João Pessoa: Editora UFPB, 2020.
KALSNES, B. The Commons of the Tragedy: How the Internet was Used by Millions after the Terror Attacks. Pew Research Center, Washington [on-line], 10 out. 2001. Disponível em: <https://www.pewresearch.org/internet/2001/10/10/the-commons-of-the-tragedy-how-the-internet-was-used-by-millions-after-the-terror-attacks/>. Acesso em: 4 jun. 2024.
KRAMER, S. D. Google News Creator Watches Portal Quiet Critics with “Best News” Webby. Online Journalism Review, on-line, 2003. Disponível em: <http://www.ojr.org/ojr/kramer/1064449044.php>. Acesso em: 17 jun. 2024.
LAVADO, T. Impacto do YouTube no PIB brasileiro foi de R$ 3,4 bi em 2020. Exame, on-line, 16 set. 2021. Disponível em: <https://exame.com/tecnologia/youtube-pib-brasileiro-r-34-bi-2020/>. Acesso em: 7 out. 2022.
MIÈGE, B. La numérisation en cours de la société: points de repères et enjeux. Grenoble: Presses Universitaire de Grenoble (PUG), 2020.
MIGUEL DE BUSTOS, J. C. GAFAM, Media and Entertainment Groups and Big Data. Les Enjeux de l’Information et de la Communication, v. 3A, n.18, p. 39-51, 27 dez. 2017. Disponível em: <https://lesenjeux.univ-grenoble-alpes.fr/2017/supplement-a/03-gafam-media-and-entertainment-groups-and-big-data/>. Acesso em: 18 maio 2021.
______; IZQUIERDO-CASTILLO, J. ¿Quién controlará la Comunicación? El impacto de los GAFAM sobre las industrias mediáticas en el entorno de la economía digital. Revista Latina de Comunicación Social, on-line, v. 74, p. 803-821, 2019. DOI: 10.4185/RLCS-2019-1358; ISSN: 1138-5820.
MORENO. J. B. Jornais brasileiros pedem para sair do Google News, entre eles Folha, O Globo e Estadão. Tecnoblog, on-line, 19 out. 2012. Disponível em: <https://tecnoblog.net/noticias/2012/10/19/jornais-brasileiros-google-news/>. Acesso em: 4 jun. 2024.
NAKAMURA, P. Itamaraty encontrou resistência em diálogos com big tech no Vale do silício. Núcleo Jornalismo, on-line, 16 jan. 2024. Disponível em: <https://nucleo.jor.br/reportagem/2024-01-16-dialogo-big-techs-vira-prioridade-itamaraty-vale-silicio/?ref=prensadao-newsletter>. Acesso em: 4 jun. 2024.
NECHUSHTAI, E. Could Digital Platforms Capture the Media Through Infrastructure?. Journalism, on-line, v. 19, n. 8, p. 1043-1058, 2018. DOI: 10.1177/1464884917725163.
NEWMAN, N.; FLETCHER, R.; EDDY, K.; ROBERTSON, C. T.; NIELSEN, R. K. Reuters Institute Digital News Report, Oxford [on-line], 2023. Disponível em: <https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/digital-news-report/2023>. Acesso em: 4 jun. 2024.
NEWS MEDIA BARGAINING Code. Australian Competition and Consumer Commission, on-line, 25 fev. 2021. Disponível em: . Acesso em: 4 jun. 2024.
PAES, P. S. O que argumenta Google contra o PL das fake news? Embates sociopolíticos sobre a regulação das plataformas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 46., 2023, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: Intercom, 2023. p. 1-14. Disponível em: <https://sistemas.intercom.org.br/pdf/link_aceite/nacional/11/0816202310094364dcca97ca33c.pdf>. Acesso em: 26 mar. 2024.
POELL, T.; NIEBORG, D.; VAN DIJCK, J. Plataformização. Fronteiras: Estudos Midiáticos, v. 22, n. 1, p. 2-10, 2020. DOI: 10.4013/fem.2020.221.01.
QUIJOUX, M.; SAINT-MARTIN, A. Start-up: avènement d’un mot d’ordre. Savoir/Agir, v. 51, n. 1, p. 15-22, 2020.
ROSA, J. L.; PERON, I. Congresso terá de discutir papel de Big Techs. Associação Nacional de Jornais, on-line, 2021. Disponível em: <https://www.anj.org.br/congresso-tera-de-discutir-papel-de-big-techs/>. Acesso em: 4 out. 2022.
SÁ, N. Google abriu “precedente”, mas conflito está longe de terminar. Folha de S.Paulo, 3 out. 2020. Disponível em: <https://www.anj.org.br/google-estabelece-precedente-mas-conflito-esta-longe-de-terminar/>. Acesso em: 4 out. 2022.
ROVIRA, C.; CAPDEVILA, J.; MARCOS, M. C. La importancia de las fuentes en la selección de artículos de prensa en línea: un estudio de Google Noticias mediante seguimiento ocular (eye-tracking). Investig. Bibl., Ciudad de México, v. 28, n. 63, p. 15-28, ago. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid= S0187-358X2014000200002&lng=es&nrm=iso>. Acesso em: 14 jun. 2024.
SALAVERRÍA, R.; SANTOS, M. F. L. Transformation of the News Media Industry in the Global South. In: SALAVERRÍA, R.; SANTOS, M. F. L. (Eds). Journalism, Data and Technology in Latin America. Switzerland: Palgrave Macmillan Cham, 2021. p. 1-21.
SMYRNAIOS, N. Comment le 11-Septembre a donné naissance à Google News. La Revue des Médias, on-line, 9 set. 2021a. Disponível em: <https://larevuedesmedias.ina.fr/google-news-actualites-origine-11-septembre-attentats>. Acesso em: 4 jun. 2024.
______. La nouvelle bourgeoisie issue de la Silicon Valley. La Pensée, on-line, v. 1, n. 409, p. 31-42, 2021b.
______. Une doxa moderne : bref historique critique de la société de l’information. Commposite, v. 9, n. 1, p. 109-128, 2006.
______.; REBILLARD. F. L’actualité selon google l’emprise du principal moteur de recherche sur l’information en ligne. Communication & Langages, v. 2, n. 160, p. 95-109, 2009. DOI: 10.4074/S0336150009002087.
SPAGNUOLO, S. Google refuga no Canadá e concorda em pagar por jornalismo. Núcleo Jornalismo, on-line, 29 nov. 2023. Disponível em: <https://nucleo.jor.br/curtas/2023-11-29-google-refuga-no-canada-e-concorda-em-pagar-por-jornalismo/>. Acesso em: 4 jun. 2024.
WATANABE, K. The Western Perspective in Yahoo! News and Google News: Quantitative Analysis of Geographic Coverage of Online News. The International Communication Gazette, v. 75, n. 2, p.141-156, 2013.
WEIGEL, M. Ne soyez pas malveillants: utopies, frontières et brogrammers. Entrevista com Fred Turner. Tradução de Alexandra Lalo. Esprit, [s.l.], n. 5, p. 37-49, 2019.
ZUCKERBERG, M. Building Global Community. Facebook, on-line, 5 maio 2021. Disponível em: <https://www.facebook.com/notes/3707971095882612/>. Acesso em: 4 out. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Paula Paes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Autoria
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Ao submeter um artigo para publicação na Revista E-Compós, o autor concorda com os seguintes termos: 1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento. 2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista. 3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original. 4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Conflitos de interesse e ética de pesquisa
Caso a pesquisa desenvolvida ou a publicação do artigo possam gerar dúvidas quanto a potenciais conflitos de interesse, o autor deve declarar, em nota final, que não foram omitidas quaisquer ligações a órgãos de financiamento, bem como a instituições comerciais ou políticas. Do mesmo modo, deve-se mencionar a instituição à qual o autor eventualmente esteja vinculado, ou que tenha colaborado na execução do estudo, evidenciando não haver quaisquer conflitos de interesse com o resultado ora apresentado. É também necessário informar que as entrevistas e experimentações envolvendo seres humanos obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica. Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.