Ser floresta como aluvião ou artistas-guardiãs

Os trabalhos de Elza Lima e Luciana Magno

Autores

  • Elianne Ivo Barroso Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil
  • Gabriela Capper Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil https://orcid.org/0009-0007-2520-8587

DOI:

https://doi.org/10.30962/ecomps.2993

Palavras-chave:

Visualidades amazônicas, Arte, Fotografia

Resumo

Este artigo aborda as visualidades amazônicas contemporâneas, com foco no trabalho da fotógrafa Elza Lima e da vídeo performer Luciana Magno, destacando a perspectiva feminina na resistência ao extrativismo na Amazônia. Essas artistas paraenses buscam restabelecer uma relação de cuidado com a natureza, reconhecendo-a como entidade viva em contraposição à exploração desenfreada que vive a região nos últimos tempos. Além disso, a convergência entre arte, natureza e tecnologia em suas obras intensifica o afeto e o cuidado pela Terra, incentivando uma maior consciência e responsabilidade ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elianne Ivo Barroso, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF), atuando no Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual (PPGCine-UFF) e no mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Mídias Criativas (PPGMC-UFRJ).

Gabriela Capper, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Cinema da Universidade Federal Fluminense (PPGCine-UFF). Mestre em Arte e Cultura Contemporânea pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduada em Música pela Universidade Estácio de Sá. Professora EBTT de Música no Colégio Universitário Geraldo Reis – UFF.

Referências

ASSIS, Sissa Aneleh Batista de. Sorrisos e abraços na arte tecnológica de Artistas Amazônicas Brasileiras. Panoramas. 2021.

https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/777/o/Sorrisos_e_abrac_os_na_arte_tecnolo_gica_de_artistas_amazo_nicas_brasileiras_Sissa_Aneleh__153.pdf. Acesso em 16 jun. 2023.

BELLOUR, Raymond. Entre-imagens. Editora Papirus. São Paulo. 1997.

BARRETO, Paola. Desencapando o fio: tecnologia como arte ou vice-versa. In Arte, Consciência e Natureza: criar, cultivar, conectar. Hiperorgânicos, volume 3. Carlos Augusto M. da Nóbrega e Maria Luiza P. G. Fragoso (org.). 2021.

CARREIRA, Luciana Brandão. Prateada. In: A letra da água. Editora Paka-tatu. 2017.

CORPES, Laylton. Uma prosa com Elza. Portal Liv. 2022. (https://www.portalliv.com.br/materia/uma_prosa_com_elza). Acesso em: 14 jun. 2023.

HARAWAY, Donna. A Reinvenção da natureza: Símios, ciborgues e mulheres. Rio de Janeiro. Martins Fontes, 2023.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo. Companhia das Letras. 2020.

LATOUR, Bruno. Onde aterrar?: Como se orientar politicamente no Antropoceno. Rio de Janeiro. Bazar do Tempo, 2020.

LIMA, Elza. Elza Lima revela as novas Amazonas em exposição premiada pela Funarte. Entrevista concedida a Luciana Medeiros. Holofote Virtual, 16 mar. 2011. Disponível em: http://holofotevirtual.blogspot.com/2011/03/entrevista-elza-lima-revela-as-novas.html. Acesso em: 3 set. 2024.

LIMA, Elza. Entrevista no programa Conversa de arquibancada.

https://www.youtube.com/watch?v=OhmfEiSF8qU SP-Arte. 2022. Acesso em: 3 maio 2023.

LIMA, Elza. Uma prosa com Elza. Entrevista concedida a Laylton Corpes. Portal LiV, Belém, 19 ago. 2022a. Disponível em: https://www.portalliv.com.br/materia/uma_prosa_com_elza. Acesso em: 3 set. 2024.

LINS, Consuelo. Do espectador-crítico ao espectador-montador. Devires: Cinema e Humanidades, Dossiê Cinema, Estética e Política, Belo Horizonte, 2010, p. 137.

PAES LOUREIRO, João de Jesus. Cultura amazônica hoje. Uma poética do imaginário revisitada. Belém: Secult, 2019.

PINHEIRO, Victor Sales. O universalismo de Benedito Nunes. Revista Asas da Palavra, v. 12, p. 195-210, 2009.

PRADO, Gilbertto. Diário de Bordo “Projeto Água”. 2011.

https://www.scielo.br/j/ars/a/Nt3drnCNrHJYNkbpWCp4Vyd/?lang=pt&format=pdf Acesso em 15 jun. 2023.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais – perspectivas latino-americanas. Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina. Clacso, 2005.

NAKAGAWA, Rosely. Catálogo da Exposição Fotografia contemporânea paraense. Panorama 80/90. Belém: Secult, 2002.

RUSH, Michael. Videoart. London: Thames & Hudson, 2003.

SAMPAIO, V. “Subjetividades, utopias e fabulações” - ANPAP 2011. Diário de Bordo de Gilbertto Prado, realizado pelo artista durante expedições do “Projeto Água” na região amazônica, coordenado por Val Sampaio em abril de 2011.

VIEIRA COSTA, Gil. Anos 1980, ‘visualidade amazônica’: o desejo pela Amazônia na arte brasileira.

http://www.cbha.art.br/coloquios/2018/anais/pdfs/04%20Gil%20Vieira%20Costa.pdf Acesso em 16 jun. 2023.

Referências videográficas

LIMA, Elza. Corpos d’água. 2022b.

https://www.youtube.com/watch?v=RoRKyDoMrbY.

MAGNO, Luciana. Serra Pelada - Floresta Nacional do Carajás. 2014.

https://vimeo.com/583052339.

Downloads

Publicado

04-09-2024

Como Citar

Ivo Barroso, E., & Capper, G. (2024). Ser floresta como aluvião ou artistas-guardiãs: Os trabalhos de Elza Lima e Luciana Magno. E-Compós. https://doi.org/10.30962/ecomps.2993

Edição

Seção

Ahead of Print