Modelos de financiamento da desinformação

uma análise da monetização de websites hiperpartidários de direita

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30962/ecomps.3021

Palavras-chave:

Desinformação, modelos de financiamento, plataformas, publicidade programática, análise de conteúdo

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar quais são os modelos de financiamento de sites desinformativos do Brasil. Para isso, desenvolve um arcabouço teórico e analítico com base em estudos de economia política da comunicação, jornalismo e desinformação. Criamos um livro de código com cinco dimensões e aplicamos em uma amostra de 55 websites. Os resultados indicam a dependência de infraestruturas de publicidade programática, sobretudo o Google AdSense. Ao final, debatemos os achados com a literatura especializada e apontamos caminhos para estudos futuros.

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Biografia do Autor

Marcelo Alves dos Santos Junior, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Doutor em Comunicação no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM-UFF). Professor do Departamento de Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Pesquisador Associado ao Instituto de Ciência e Tecnologia em Disputas e Soberanias Informacionais (INCT-DSI). Diretor de Metodologia do Instituto Democracia em Xeque.

Bruno Washington Nichols, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

Doutor em Ciência Política pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (PPGCP-UFPR). Pesquisador em estágio pós-doutoral ligado ao Instituto de Ciência e Tecnologia em Disputas e Soberanias Informacionais (INCT-DSI) da Universidade Federal Fluminense (UFF).

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Publicado

20-05-2024

Como Citar

Alves dos Santos Junior, M., & Washington Nichols, B. (2024). Modelos de financiamento da desinformação: uma análise da monetização de websites hiperpartidários de direita. E-Compós. https://doi.org/10.30962/ecomps.3021

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