Modelos de financiamento da desinformação
uma análise da monetização de websites hiperpartidários de direita
DOI:
https://doi.org/10.30962/ecomps.3021Palavras-chave:
Desinformação, Modelos de financiamento, Plataformas, Publicidade program´atica, Análise de conteúdoResumo
Este artigo tem o objetivo de analisar quais são os modelos de financiamento de sites desinformativos do Brasil. Para isso, desenvolve um arcabouço teórico e analítico com base em estudos de economia política da comunicação, jornalismo e desinformação. Criamos um livro de código com cinco dimensões e aplicamos em uma amostra de 55 websites. Os resultados indicam a dependência de infraestruturas de publicidade programática, sobretudo o Google AdSense. Ao final, debatemos os achados com a literatura especializada e apontamos caminhos para estudos futuros.
Downloads
Referências
ALLCOTT, H.; GENTZKOW, M. Social Media and Fake News in the 2016 Election. Journal of Economic Perspectives, v. 31, n. 2, p. 211-236, 2017.
ARÉVALO, G. G. Crowdfunding no jornalismo: a utilização das práticas de financiamento coletivo como indicadores das mudanças na atuação de jornalistas. 2018. 282 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social0 – Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.
AU, Y.; HOWARD, P. N. Profiting from the Pandemic: Moderating COVID-19 Lockdown Protest, Scam, and Health Disinformation Websites. COMPROP Data Memo, n. 7, nov. 2020. Disponível em: <https://ora.ox.ac.uk/objects/uuid:8e5674ae-a669-41f3-b231-30967248cc2f>. Acesso em: 15 fev. 2024.
BARSOTTI, A.; AGUIAR, L. A. Mudanças nos modos de leitura das notícias e perda de importância da home page. ALCEU, v. 18, n. 36, p. 122-141, jan.-jul. 2018.
BECKER, B.; WALTZ, I. Mapping Journalistic Startups in Brazil: an Exploratory Study. In: ROBINSON, L.; SCHULZ, J.; WILLIAMS, A. (Eds.). Studies in Media and Communications. v. 13. [S.l.]: Emerald Publishing Limited, 2017. p. 113-135.
BEZERRA, A. C.; BORGES, J. Sleeping Giants: a ofensiva moral dos gigantes adormecidos contra o novo regime de desinformação. Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura, v. 23, n. 1, p. 178-195, 2021.
BOLAÑO, C. Jornalismo online: reflexões a partir da Economia Política da Comunicação. In: SEL, S. (Comp.). La comunicación mediatizada: hegemonías, alternatividades, soberanías. Buenos Aires: CLACSO, 2009. p. 71-81.
______.; VIEIRA, E. S. Economia política da internet e os sites de redes sociais. Revista Eptic Online, v. 16, n. 2, p. 72-84, 2014.
BOUNEGRU, L.; GRAY, J.; VENTURINI, T.; MAURI, M. A Field Guide to “Fake News” and Other Information Disorders: a Collection of Recipes for Those Who Love to Cook with Digital Methods. Amsterdam: Public Data Lab, 2018.
BRADSHAW, S.; HOWARD, P. N.; KOLLANYI, B.; NEUDERT, L.-M. Sourcing and Automation of Political News and Information over Social Media in the United States, 2016-2018. Political Communication, v. 37, n. 2, p. 173-193, 3 mar. 2020.
BRAUN, J. A.; EKLUND, J. L. Fake News, Real Money: Ad Tech Platforms, Profit-Driven Hoaxes, and the Business of Journalism. Digital Journalism, v. 7, n. 1, p. 1-21, 2 jan. 2019.
BRONIATOWSKI, D. A.; GREENE, K. T.; PISHARODY, N.; ROGERS, D. J.; SHAPIRO, J. N. Measuring the Monetization Strategies of Websites with Application to Pro- and Anti-Vaccine Communities. Scientific Reports, v. 13, n. 1, e15964, 25 set. 2023.
BROWNE, H. Foundation-Funded Journalismo: Reasons to be Wary of Charitable Support. Journalism Studies, v. 11, n. 6, p. 889-903, dez. 2010.
CARVALHO, E. Jornalismo em rede: a Blogosfera Progressista como ecossistema midiático. 2017. 262 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Instuto de Artes e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
______. Financiamento da mídia alternativa no Brasil. Revista de Comunicação Dialógica, n. 5, p. 101-125, 2021.
CHADWICK, A. Digital Network Repertoires and Organizational Hybridity. Political Communication, v. 24, n. 3, p. 283-301, 6 ago. 2007.
COULDRY, N.; TUROW, J. Advertising, Big Data and the Clearance of the Public Realm: Marketers’ New Approaches to the Content Subsidy. International Journal of Communication, v. 8, p. 1710-1726, 2014.
CRAIN, M. A Critical Political Economy of Web Advertising History. In: BRÜGGER, N.; MILLIGAN, I. (Eds.). The SAGE Handbook of Web History. Nova York: SAGE Publications Ltd, 2019. p. 330-343.
DOURADO, T. M. S. G. Fake News na eleição presidencial de 2018 no Brasil. 2020. 323 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, 2020.
EGELHOFER, J. L.; LECHELER, S. Fake News as a Two-Dimensional Phenomenon: a Framework and Research Agenda. Annals of the International Communication Association, v. 43, n. 2, p. 97-116, 3 abr. 2019.
FERRAZ, C. P.; WEST, E.; BRAUN, J. Sleeping Giants and Indirect Boycotts Against the Far Right in United States of America. Aurora, v. 14, n. 40, p. 28-47, 6 jun. 2021.
FIGARO, R.; NONATO, C. Novos arranjos econômicos alternativos para a produção jornalística. Contemporânea: Revista de Comunicação e Cultura, v. 15, n. 1, p. 47-63, 2017.
GOYANES, M.; DÜRRENBERG, C. A Taxonomy of Newspapers Based on Multi-Platform and Paid Content Strategies: Evidences from Spain. International Journal on Media Management, v. 16, n. 1, p. 27-45, 2 jan. 2014.
HANSEN, E.; GOLIGOSKI, E. Guide to Audience Revenue and Engagement. Nova York: Tow Center for Digital Journalism; Columbia Journalism Review, 2018.
HARDY, J. Branded Content: The Fateful Merging of Media and Marketing. 1. ed. Londres: Routledge, 2021.
HERASIMENKA, A.; AU, Y.; GEORGE, A.; JOYNES-BURGESS, K.; KNUUTILA, A.; BRIGHT, J.; HOWARD, P. The Political Economy of Digital Profiteering: Communication Resource Mobilization by Anti-Vaccination Actors. Journal of Communication, v. 73, n. 2, p. 126-137, 1 abr. 2023.
LEE, M. Google Ads and the Blindspot Debate. Media, Culture & Society, v. 33, n. 3, p. 433-447, abr. 2011.
LYCARIÃO, D.; MAGALHÃES, E.; ALBUQUERQUE, A. Noticiário “objetivo” em liquidação: a decadência do padrão “catch-all” na mídia comercial. Revista Famecos, v. 25, n. 2, e28384, 2018.
MAURÍCIO, P. Crise no modelo de negócios do jornalismo: os casos da Infoglobo e The New York Times. Revista Eptic Online, v. 20, n. 3, p. 41-58, 2018.
MCGUIGAN, L. Automating the Audience Commodity: the Unacknowledged Ancestry of Programmatic Advertising. New Media & Society, v. 21, n. 11-12, p. 2366-2385, nov. 2019.
MENSING, D. Online Revenue Business Model Has Changed Little Since 1996. Newspaper Research Journal, v. 28, n. 2, p. 22-37, mar. 2007.
MOURÃO, R. R.; ROBERTSON, C. T. Fake News as Discursive Integration: an Analysis of Sites That Publish False, Misleading, Hyperpartisan and Sensational Information. Journalism Studies, v. 20, n. 14, p. 2077-2095, 26 out. 2019.
MYLLYLAHTI, M. Newspaper Paywalls – the Hype and the Reality: a Study of how Paid News Content Impacts on Media Corporation Revenues. Digital Journalism, v. 2, n. 2, p. 179-194, 3 abr. 2014.
NASCIMENTO, L. F.; CESARINO, L. M.; FONSECA, P. F. C. (Coords.). Democracia digital: análise dos ecossistemas de desinformação no Telegram durante o processo eleitoral brasileiro de 2022. Salvador; São Paulo: UFBA; InternetLab, 2022. Disponível em: <https://internetlab.org.br/wp-content/uploads/2022/08/telegram-01-relatorio-06-1.pdf>. Acesso em: 17 dez. 2024.
ONG, J. C.; CABAÑES, J. V. A. Architects of Networked Disinformation: Behind the Scenes of Troll Accounts and Fake News Production in the Philippines. Massachusetts: UMass, 2018.
PAPAEVANGELOU, C. Funding Intermediaries: Google and Facebook’s Strategy to Capture Journalism. Digital Journalism, p. 1-22, 13 jan. 2023.
PETER, V.; KÜHN, R.; MITROVIC, J.; GRANITZER, M. Network Analysis of German COVID-19 Related Discussions on Telegram. In: ROSSO, P.; BASILE, V.; MARTÍNEZ, R.; MÉTAIS, E.; MEZIANE, F. (Eds.). Natural Language Processing and Information Systems: Lecture Notes in Computer Science. v. 13286. Cham: Springer International Publishing, 2022. p. 25-32.
PICARD, R. G. Changing Business Models of Online Content Services: their Implications for Multimedia and Other Content Producers. International Journal on Media Management, v. 2, n. 2, p. 60-68, jan. 2000.
______. Funding Digital Journalism: the Challenges of Consumers and the Economic Value of News. In: FRANKLIN, B.; ELDRIDGE II, S. A. (Eds.). The Routledge Companion to Digital Journalism Studies. Londres: Routledge, 2016. p. 146-154.
PICKARD, V. Democracy without Journalism? Confronting the Misinformation Society. Nova York: Oxford University Press, 2019.
______.; WILLIAMS, A. T. Salvation or Folly?: the Promises and Perils of Digital Paywalls. Digital Journalism, v. 2, n. 2, p. 195-213, 3 abr. 2014.
PÖELL, T.; NIEBORG, D. B.; DUFFY, B. E. Platforms and Cultural Production. Nova York: John Wiley & Sons, 2021.
RAMOS, A. N. C. Sustentabilidade financeira de meios jornalísticos nativos digitais no Brasil: um estudo a partir do Mapa do Jornalismo Independente. 2021. 292 f. Tese (Doutorado em Jornalismo) – Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, 2021.
ROBERTSON, C. T.; MOURÃO, R. R. Faking Alternative Journalism?: an Analysis of Self-Presentations of “Fake News” Sites. Digital Journalism, v. 8, n. 8, p. 1011-1029, 13 set. 2020.
SAMPAIO, R.; LYCARIÃO, D. “Eu quero acreditar!”: da importância, formas de uso e limites dos testes de confiabilidade na Análise de Conteúdo. Revista de Sociologia e Política, v. 26, n. 66, p. 31-47, jun. 2018.
SANTOS, N.; CHAGAS, V.; MARINHO, J. De onde vem a informação que circula em grupos bolsonaristas no WhatsApp. Intexto, n. 53, e123603, 2022.
SILVEIRA, S. C. Modelos de negócio no jornalismo digital. Tendências em Comunicação Digital. São Paulo: ECA/USP, 2016. p. 78-93.
______.; MORISSO, J. G. O uso de algoritmos na mídia programática. Parágrafo, v. 6, n. 1, p. 71-82, 2018.
______.; RAMOS, A. N. C. Sustentabilidade de arranjos jornalísticos empreendedores no Brasil: um estudo de sete nativos digitais. Brazilian Journalism Research, v. 18, n. 2, p. 290-315, 2022.
SINCLAIR, J. Advertising and Media in the Age of the Algorithm. International Journal of Communication, v. 10, p. 3522-3535, 2016.
TANDOC, E. C.; THOMAS, R. J.; BISHOP, L. What is (Fake) News? Analyzing News Values (and more) in Fake Stories. Media and Communication, v. 9, n. 1, p. 110-119, 2021.
TATAGIBA, L.; GALVÃO, A. Os protestos no Brasil em tempos de crise (2011-2016). Opinião Pública, v. 25, p. 63-96, 2019.
TUROW, J. The Daily You: how the New Advertising Industry is Defining your Identity and your Worth. New Haven: Yale University Press, 2012.
VAN DEN BULCK, H.; HYZEN, A. Of Lizards and Ideological Entrepreneurs: Alex Jones and Infowars in the Relationship between Populist Nationalism and the Post-Global Media Ecology. International Communication Gazette, v. 82, n. 1, p. 42-59, fev. 2020.
VENTURINI, T. From Fake to Junk News: the Data Politics of Online Virality. In: BIGO, D.; ISIN, E.; RUPPERT, E. (Eds.). Data Politics: Worlds, Subjects, Rights. [s.l.] Routledge, 2019. p. 123-144.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marcelo Alves dos Santos Junior, Bruno Washington Nichols

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Autoria
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Ao submeter um artigo para publicação na Revista E-Compós, o autor concorda com os seguintes termos: 1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento. 2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista. 3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original. 4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Conflitos de interesse e ética de pesquisa
Caso a pesquisa desenvolvida ou a publicação do artigo possam gerar dúvidas quanto a potenciais conflitos de interesse, o autor deve declarar, em nota final, que não foram omitidas quaisquer ligações a órgãos de financiamento, bem como a instituições comerciais ou políticas. Do mesmo modo, deve-se mencionar a instituição à qual o autor eventualmente esteja vinculado, ou que tenha colaborado na execução do estudo, evidenciando não haver quaisquer conflitos de interesse com o resultado ora apresentado. É também necessário informar que as entrevistas e experimentações envolvendo seres humanos obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica. Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.