Tendência conceitual para o Jornalismo Automatizado
uma análise entre 2018 e 2022
DOI:
https://doi.org/10.30962/ecomps.3035Palavras-chave:
Jornalismo Automatizado, Jornalismo Robô, Jornalismo Computacional, Inteligência Artificial, Aprendizagem de máquinaResumo
Este artigo objetiva identificar as tendências de pesquisa sobre jornalismo automatizado e compreender as definições utilizadas para o termo. Realiza-se a análise bibliométrica e a análise descritiva do termo nos artigos publicados nas bases Scopus e Web of Science, entre 2018 e 2022. As tendências são analisadas quantitativamente em 313 artigos com foco nos indicadores: temporalidade, produção por países, áreas do conhecimento, conexões e coocorrência de palavras-chaves, principais autores. As definições são avaliadas qualitativamente em doze (12) artigos a partir dos eixos: nomenclatura, redação de notícias, rotinas produtivas, utilização de dados e de tecnologias comunicativas de IA.
Downloads
Referências
Araújo, C. A. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, v. 12 n. 1, p. 11-32, 2006.
Barcelos, M. Jornalismo em todas as coisas: o futuro das notícias com Inteligência Artificial (AI) e Internet das Coisas (IOT). Florianópolis: Insular, 2020.
Caswell, D.; Dörr, K. Automated Journalism 2.0: Event-driven narratives, Journalism Practice, v. 12, n. 4, p. 477-496, 2018.
Carlson, M. The Robotic Reporter. Digital Journalism, v. 3, p. 416-431, 2015.
Canavilhas, J. Inteligencia artificial aplicada al periodismo: traducción automática y recomendación de contenidos en el proyecto “A European Perspective” (UER). Revista Latina de Comunicación Social, v. 80, p. 1-13, 2022.
Canavilhas, J. Produção automática de texto jornalístico com IA: contributo para uma história. Textual & Visual Media, v. 17, n.1, p. 22-44, 2023.
Canavilhas, J.; Giacomelli, F. Inteligencia artificial en el periodismo deportivo: estudio en Brasil y Portugal. Revista De Comunicación, v. 22, n. 1, p. 53-69, 2023.
De-Lima-Santos, M-F.; Salaverría, R. From Data Journalism to Artificial Intelligence: Challenges Faced by La Nación in Implementing Computer Vision in News Reporting. Palabra Clave, v. 24, n.3, e2437, 2021.
Ford, H.; Hutchinson, J. Newsbots That Mediate Journalist and Audience Relationships. Digital Journalism, v. 7, n. 8, p. 1013-1031, 2019.
Galily, Y. Artificial intelligence and sports journalism: Is it a sweeping change?, Technology in Society, v. 54, p. 47-51, 2018.
García-Orosa, B.; Canavilhas, J.; Vázquez-Herrero, J. Algoritmos y comunicación: Revisión sistematizada de la literatura. Comunicar, v. 74, p. 9-21, 2023.
Gil, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
Graefe, A. Guide to Automated Journalism. Columbia Journalism Review. 7 jan. 2016. Disponível em: https://www.cjr.org/tow_center_reports/guide_to_automated_journalism.php. Acesso em: 7 abr. 2023.
Graefe, A.; Haim, M.; Haarmann, B.; Brosius, H.-B. Readers’ perception of computer-generated news: Credibility, expertise, and readability. Journalism, v. 19, n. 5, p. 595–610, 2018.
Guzman, A. L. Ontological Boundaries between Humans and Computers and the Implications for Human-Machine Communication. Human-Machine Communication, v. 1, p. 37-54, 2020.
Guzman, A.L; Lewis, S.C. Artificial intelligence and communication: A Human-Machine Communication research agenda. New Media & Society, v. 22, n. 1, p. 70-86. 2020.
Jones, B.; Jones, R. Public Service Chatbots: Automating Conversation with BBC News. Digital Journalism, v. 7, n. 8, p. 1032-1053, 2019.
Lemos, A.; Domingo, D. Introduction Journalism and Algorithms. Brazilian Journalism Research, v. 16, n. 3, 2020.
Lewis, S. C. Artificial Intelligence and Journalism. Journalism & Mass Communication Quarterly, v. 96, n. 3, p. 673-695, 2019.
Lewis, S. C.; Sanders, A. K.; Carmody, C. Libel por algoritmo? Jornalismo automatizado e a ameaça de responsabilidade legal. Jornalismo & Comunicação de Massa Trimestral, v. 96, n. 1, p. 60-81. 2019.
Lewis, S. C.; Guzman, A; Schmidt, T. Automation, Journalism, and Human–Machine Communication, Rethinking Roles and Relationships of Humans and Machines in News, Digital Journalism, v. 7, n. 4, p. 409-427, 2019.
Liu, B.; Wei, L. Machine Authorship In Situ. Digital Journalism, v. 7, n. 5, p. 635-657, 2019.
Manovich, L. El lenguage de los nuevos medios de comunicacion. Barcelona: Paidós, 2005.
Pariser, E. O filtro invisível. O que a internet está escondendo de você. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
Pinto, A. L.; Efrain-García, P.; Barquín, B. A. R.; Moreiro González, J. A. Indicadores científicos na literatura em Bibliometria e Cientometria através das redes sociais. Brazilian Journal of Information Science, v. 1, n. 1, p. 58-76, 2007.
Santos, M. C. Narrativas automatizadas e a geração de textos jornalísticos: a estrutura de organização do lead traduzida em código. Brazilian Journalism Research, v. 12, n. 1, p. 60-185, 2016.
Shin, D. Expanding the Role of Trust in the Experience of Algorithmic Journalism: User Sensemaking of Algorithmic Heuristics in Korean Users, Journalism Practice, v. 16, n. 6, p. 1168-1191, 2022.
Tomaz, T.; Silva, G. Repensando big data, algoritmos e comunicação: para uma crítica da neutralidade instrumental. Parágrafo, v. 6, n. 1, 2018.
Túñez-López, J.M.; Toural-Bran, C.; Cacheiro-Requeijo, S. Uso de bots y algoritmos para automatizar la redacción de noticias: percepción y actitudes de los periodistas en España. Profesional De La información, v. 27, n. 4, p. 750-758. 2018.
Thurman, N.; Lewis, S C.; Kunert, J. Algorithms, Automation, and News, Digital Journalism, v. 7, n. 8, p. 980-992, 2019.
Vicente, P. N.; Flores, A. M. Artificial Intelligence and Journalism: Emerging Topics (2015-2020). SOPCOM. 2021. Disponível em: https://ssrn.com/abstract=3829007. Acesso em: 1 abr. 2023.
Wölker, A.; Powell, T.E. Algorithms in the newsroom? News readers’ perceived credibility and selection of automated journalism. Journalism, v. 22, n. 1, p. 86-103, 2021.
Wu, S; Tandoc Jr, Edson C.; Salmon, C. T. When Journalism and Automation Intersect: Assessing the Influence of the Technological Field on Contemporary Newsrooms, Journalism Practice, v. 13, n. 10, p. 1238-1254. 2019.
Zheng, U.; Zhong, B.; Yang, F. When algorithms meet journalism: The user perception to automated news in a cross-cultural context. Computers in Human Behavior, v. 86, p. 266-275, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maíra Evangelista de Sousa, Ana Juliana Fontes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Autoria
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Ao submeter um artigo para publicação na Revista E-Compós, o autor concorda com os seguintes termos: 1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento. 2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista. 3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original. 4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Conflitos de interesse e ética de pesquisa
Caso a pesquisa desenvolvida ou a publicação do artigo possam gerar dúvidas quanto a potenciais conflitos de interesse, o autor deve declarar, em nota final, que não foram omitidas quaisquer ligações a órgãos de financiamento, bem como a instituições comerciais ou políticas. Do mesmo modo, deve-se mencionar a instituição à qual o autor eventualmente esteja vinculado, ou que tenha colaborado na execução do estudo, evidenciando não haver quaisquer conflitos de interesse com o resultado ora apresentado. É também necessário informar que as entrevistas e experimentações envolvendo seres humanos obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica. Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.