Tendência conceitual para o Jornalismo Automatizado

uma análise entre 2018 e 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30962/ecomps.3035

Palavras-chave:

Jornalismo Automatizado, Jornalismo Robô, Jornalismo Computacional, Inteligência Artificial, Aprendizagem de máquina

Resumo

Este artigo objetiva identificar as tendências de pesquisa sobre jornalismo automatizado e compreender as definições utilizadas para o termo. Realiza-se a análise bibliométrica e a análise descritiva do termo nos artigos publicados nas bases Scopus e Web of Science, entre 2018 e 2022. As tendências são analisadas quantitativamente em 313 artigos com foco nos indicadores: temporalidade, produção por países, áreas do conhecimento, conexões e coocorrência de palavras-chaves, principais autores. As definições são avaliadas qualitativamente em doze (12) artigos a partir dos eixos: nomenclatura, redação de notícias, rotinas produtivas, utilização de dados e de tecnologias comunicativas de IA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maíra Evangelista de Sousa, Universidade da Amazônia, Belém, Pará, Brasil

Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora dos cursos de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC) da Universidade da Amazônia (Unama). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Ubiquidade da Comunicação - Ubicom (UNAMA/CNPq). Vice-coordenadora da Rede de Pesquisa Aplicada em Jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec).

Ana Juliana Fontes, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia, Mídias e Gestão do Conhecimento (PPGEGC), com bolsa Capes, e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Líder da equipe de Mídias no Knowledge Synthesis Center da UFSC (Bolsa MCTI, extensão).

Referências

Araújo, C. A. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, v. 12 n. 1, p. 11-32, 2006.

Barcelos, M. Jornalismo em todas as coisas: o futuro das notícias com Inteligência Artificial (AI) e Internet das Coisas (IOT). Florianópolis: Insular, 2020.

Caswell, D.; Dörr, K. Automated Journalism 2.0: Event-driven narratives, Journalism Practice, v. 12, n. 4, p. 477-496, 2018.

Carlson, M. The Robotic Reporter. Digital Journalism, v. 3, p. 416-431, 2015.

Canavilhas, J. Inteligencia artificial aplicada al periodismo: traducción automática y recomendación de contenidos en el proyecto “A European Perspective” (UER). Revista Latina de Comunicación Social, v. 80, p. 1-13, 2022.

Canavilhas, J. Produção automática de texto jornalístico com IA: contributo para uma história. Textual & Visual Media, v. 17, n.1, p. 22-44, 2023.

Canavilhas, J.; Giacomelli, F. Inteligencia artificial en el periodismo deportivo: estudio en Brasil y Portugal. Revista De Comunicación, v. 22, n. 1, p. 53-69, 2023.

De-Lima-Santos, M-F.; Salaverría, R. From Data Journalism to Artificial Intelligence: Challenges Faced by La Nación in Implementing Computer Vision in News Reporting. Palabra Clave, v. 24, n.3, e2437, 2021.

Ford, H.; Hutchinson, J. Newsbots That Mediate Journalist and Audience Relationships. Digital Journalism, v. 7, n. 8, p. 1013-1031, 2019.

Galily, Y. Artificial intelligence and sports journalism: Is it a sweeping change?, Technology in Society, v. 54, p. 47-51, 2018.

García-Orosa, B.; Canavilhas, J.; Vázquez-Herrero, J. Algoritmos y comunicación: Revisión sistematizada de la literatura. Comunicar, v. 74, p. 9-21, 2023.

Gil, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

Graefe, A. Guide to Automated Journalism. Columbia Journalism Review. 7 jan. 2016. Disponível em: https://www.cjr.org/tow_center_reports/guide_to_automated_journalism.php. Acesso em: 7 abr. 2023.

Graefe, A.; Haim, M.; Haarmann, B.; Brosius, H.-B. Readers’ perception of computer-generated news: Credibility, expertise, and readability. Journalism, v. 19, n. 5, p. 595–610, 2018.

Guzman, A. L. Ontological Boundaries between Humans and Computers and the Implications for Human-Machine Communication. Human-Machine Communication, v. 1, p. 37-54, 2020.

Guzman, A.L; Lewis, S.C. Artificial intelligence and communication: A Human-Machine Communication research agenda. New Media & Society, v. 22, n. 1, p. 70-86. 2020.

Jones, B.; Jones, R. Public Service Chatbots: Automating Conversation with BBC News. Digital Journalism, v. 7, n. 8, p. 1032-1053, 2019.

Lemos, A.; Domingo, D. Introduction Journalism and Algorithms. Brazilian Journalism Research, v. 16, n. 3, 2020.

Lewis, S. C. Artificial Intelligence and Journalism. Journalism & Mass Communication Quarterly, v. 96, n. 3, p. 673-695, 2019.

Lewis, S. C.; Sanders, A. K.; Carmody, C. Libel por algoritmo? Jornalismo automatizado e a ameaça de responsabilidade legal. Jornalismo & Comunicação de Massa Trimestral, v. 96, n. 1, p. 60-81. 2019.

Lewis, S. C.; Guzman, A; Schmidt, T. Automation, Journalism, and Human–Machine Communication, Rethinking Roles and Relationships of Humans and Machines in News, Digital Journalism, v. 7, n. 4, p. 409-427, 2019.

Liu, B.; Wei, L. Machine Authorship In Situ. Digital Journalism, v. 7, n. 5, p. 635-657, 2019.

Manovich, L. El lenguage de los nuevos medios de comunicacion. Barcelona: Paidós, 2005.

Pariser, E. O filtro invisível. O que a internet está escondendo de você. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

Pinto, A. L.; Efrain-García, P.; Barquín, B. A. R.; Moreiro González, J. A. Indicadores científicos na literatura em Bibliometria e Cientometria através das redes sociais. Brazilian Journal of Information Science, v. 1, n. 1, p. 58-76, 2007.

Santos, M. C. Narrativas automatizadas e a geração de textos jornalísticos: a estrutura de organização do lead traduzida em código. Brazilian Journalism Research, v. 12, n. 1, p. 60-185, 2016.

Shin, D. Expanding the Role of Trust in the Experience of Algorithmic Journalism: User Sensemaking of Algorithmic Heuristics in Korean Users, Journalism Practice, v. 16, n. 6, p. 1168-1191, 2022.

Tomaz, T.; Silva, G. Repensando big data, algoritmos e comunicação: para uma crítica da neutralidade instrumental. Parágrafo, v. 6, n. 1, 2018.

Túñez-López, J.M.; Toural-Bran, C.; Cacheiro-Requeijo, S. Uso de bots y algoritmos para automatizar la redacción de noticias: percepción y actitudes de los periodistas en España. Profesional De La información, v. 27, n. 4, p. 750-758. 2018.

Thurman, N.; Lewis, S C.; Kunert, J. Algorithms, Automation, and News, Digital Journalism, v. 7, n. 8, p. 980-992, 2019.

Vicente, P. N.; Flores, A. M. Artificial Intelligence and Journalism: Emerging Topics (2015-2020). SOPCOM. 2021. Disponível em: https://ssrn.com/abstract=3829007. Acesso em: 1 abr. 2023.

Wölker, A.; Powell, T.E. Algorithms in the newsroom? News readers’ perceived credibility and selection of automated journalism. Journalism, v. 22, n. 1, p. 86-103, 2021.

Wu, S; Tandoc Jr, Edson C.; Salmon, C. T. When Journalism and Automation Intersect: Assessing the Influence of the Technological Field on Contemporary Newsrooms, Journalism Practice, v. 13, n. 10, p. 1238-1254. 2019.

Zheng, U.; Zhong, B.; Yang, F. When algorithms meet journalism: The user perception to automated news in a cross-cultural context. Computers in Human Behavior, v. 86, p. 266-275, 2018.

Downloads

Publicado

06-08-2024

Como Citar

Sousa, M. E. de, & Fontes, A. J. (2024). Tendência conceitual para o Jornalismo Automatizado: uma análise entre 2018 e 2022. E-Compós. https://doi.org/10.30962/ecomps.3035

Edição

Seção

Ahead of Print